Trabalho de Serviço Social ganha elogios de profissionais
30/08/2016
Cinco alunas do curso de Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário apresentaram, nessa semana, para a equipe do CREAS de Álvares Machado um estudo realizando em sala sobre adolescentes em situação de exploração sexual.
“Esse trabalho ajuda a desenvolver nos alunos, posturas e habilidades em gestão social e de pessoas. Além disso, os alunos conseguem analisar processos de gestão social nos campos de trabalho do serviço social e propor ações”, comenta Juliene.
Sobre o ponto de vista da coordenadora de extensão da Toledo Prudente, Carla Destro, esse tipo de trabalho coloca os alunos em contato com a realidade social, propiciando a integração entre a instituição e a sociedade. Leva-se o conhecimento acadêmico à comunidade, aprende-se com ela e, por consequência, produz-se um novo conhecimento.
“Demoramos aproximadamente dois meses para finalizar o trabalho e ele proporcionou apresentar nossos conteúdos teóricos elaborados em sala no campo prático. Apresentar o resultado para profissionais, foi muito gratificante, porque os técnicos atuam no campo todos os dias e eles conhecem as demandas apresentadas e poder contribuir para aperfeiçoar ainda mais”, conta uma das autoras.
Para a coordenadora do CREAS em Álvares Machado, Fernanda Avellaneda Bortoluzzi, esse trabalho possibilita interação entre o curso e os profissionais que já atuam. “Os dados, as avaliações e as sugestões de como melhorar os serviços prestados são sempre bem recebidos. Esperamos colocar em prática muita coisa apontada no trabalho”, ressalta Fernanda.
A egressa do curso de Serviço Social da Toledo Prudente e atual assistente social do CREAS, Vanessa Belão, afirma que o trabalho traz importantes contribuições. “Foi muito gratificante ver a apresentação das alunas, mesmo porque eu já estive do outro lado e valorizo esse tipo de interação. Queremos ajudar essas alunas melhorar ainda mais esse estudo e, se possível, colocá-lo em prática”, finaliza.