Trabalho de Serviço Social ganha elogios de profissionais

30/08/2016

Cinco alunas do curso de Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário apresentaram, nessa semana, para a equipe do CREAS de Álvares Machado um estudo realizando em sala sobre adolescentes em situação de exploração sexual. 
 
A coordenadora do curso de Serviço Social, professora Juliene Aglio Parrão (Foto 1), explica que ao todo foram doze grupos que apresentaram trabalhos sobre temas distintos que integram as disciplinas de Gestão Social, Gestão de Pessoas e Sistemas de Informação.
 
“Esse trabalho ajuda a desenvolver nos alunos, posturas e habilidades em gestão social e de pessoas. Além disso, os alunos conseguem analisar processos de gestão social nos campos de trabalho do serviço social e propor ações”, comenta Juliene. 
 
Sobre o ponto de vista da coordenadora de extensão da Toledo Prudente, Carla Destro, esse tipo de trabalho coloca os alunos em contato com a realidade social, propiciando a integração entre a instituição e a sociedade. Leva-se o conhecimento acadêmico à comunidade, aprende-se com ela e, por consequência, produz-se um novo conhecimento.
 
Depois de finalizado, as alunas Joselaine Grandizoli, Tatiane Amorin, Caroline Bentes, Luara Cristina e Daniele Barbosa apresentaram os dados e as propostas de ação para a equipe multiprofissional do CREAS da cidade. 
 
“Demoramos aproximadamente dois meses para finalizar o trabalho e ele proporcionou apresentar nossos conteúdos teóricos elaborados em sala no campo prático. Apresentar o resultado para profissionais, foi muito gratificante, porque os técnicos atuam no campo todos os dias e eles conhecem as demandas apresentadas e poder contribuir para aperfeiçoar ainda mais”, conta uma das autoras. 
 
Para a coordenadora do CREAS em Álvares Machado, Fernanda Avellaneda Bortoluzzi, esse trabalho possibilita interação entre o curso e os profissionais que já atuam. “Os dados, as avaliações e as sugestões de como melhorar os serviços prestados são sempre bem recebidos. Esperamos colocar em prática muita coisa apontada no trabalho”, ressalta Fernanda. 
 
A egressa do curso de Serviço Social da Toledo Prudente e atual assistente social do CREAS, Vanessa Belão, afirma que o trabalho traz importantes contribuições. “Foi muito gratificante ver a apresentação das alunas, mesmo porque eu já estive do outro lado e valorizo esse tipo de interação. Queremos ajudar essas alunas melhorar ainda mais esse estudo e, se possível, colocá-lo em prática”, finaliza.