Corrida de veículos não motorizados acontecerá pela 1ª vez

Objetivo da competição é identificar o veículo com o melhor desempenho gravitacional e que chegue até a linha final na frente dos outros competidores

09/12/2016

Será realizado no dia 18 de dezembro, às 10h, o Gravity Car Race Toledo Prudente. Trata-se de uma competição de veículos não motorizados, desenvolvidos durante todo o semestre por alunos do 4º termo do curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente.

O objetivo da competição é identificar o veículo com o melhor desempenho gravitacional e que chegue até a linha final na frente dos outros competidores.

“Por isso, durante alguns meses, nas aulas, tornaram-se necessários estudos aerodinâmicos, ergonômicos e de materiais bastante completos, com objetivo de proporcionar uma forma que tornasse o veículo mais competitivo”, explica o professor Eli Candido Jr.

O docente explica que o projeto envolve ainda a construção dos chassis, eixos de direção e rodas, sistemas de frenagem e amortecedores, assento, além da aerodinâmica.

Competição – Integrarão o evento, os alunos do curso de Engenharia de Produção, que se dividiram em 5 grupos de 4 alunos e que competirão entre si. A competição acontecerá na entrada principal do Estádio Prudentão, em Presidente Prudente.

Segundo Eli Candido Jr, este é um projeto que utiliza as novas metodologias de ensino, como o Project Based Learning (PBL) ou Aprendizagem baseada em Projetos, no caso.

Essa metodologia consiste no aprendizado focado na construção de projetos interdisciplinares e em equipes.

“Os alunos vivenciam todas as etapas do projeto, tomando decisões, como em uma situação real, visando solucionar o problema proposto”, explica.

Para o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Carlos Eduardo Turino, este evento finalizará um projeto bastante importante e inovador, que pretende colocar em prática técnicas desenvolvidas em sala de aula.

“Com certeza, será uma experiência bastante interessante e motivadora para os alunos. Já para a comunidade, uma competição divertida com entrada gratuita”, enfatiza.

Serviço - Gravity Car Race Toledo Prudente – Curso de Engenharia de Produção
Data e horário: 18 de dezembro, a partir das 10h