Toledo Prudente terá Comitê de Ética em Pesquisa

26/10/2016

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) aprovou o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Toledo Prudente. A documentação com a aprovação e orientações dos passos futuros foi despachada e o Centro Universitário aguarda o recebimento.

O Comitê de Ética em Pesquisa tem, entre outras incumbências, avaliar todos os projetos de pesquisa da IES que envolvam seres humanos (mesmo pesquisas documentais que utilizem dados de prontuários, por exemplo). Com isso, nossos projetos e produções decorrentes terão uma chancela que assegura a sua eticidade, o que é fundamental para que nossas pesquisas sejam publicadas em eventos e revistas científicas de qualidade.

Para o coordenador, professor José Artur, explica que a partir de agora as pesquisas desenvolvidas na Toledo Prudente serão asseguradas pelo CEP. “Tais produções terão uma importante chancela para serem apresentadas em eventos nacionais e internacionais e revistas científicas”, conta.

O CEP da Toledo Prudente já está apto para funcionamento. No momento o colegiado está em fase de implantação. Nesta fase, as reuniões do Comitê terão finalidade administrativa e educativa, para que ele esteja plenamente funcionando no primeiro semestre de 2017. O Comitê funcionará em uma das salas do NEPE, destinada exclusivamente para o Comitê.

“A criação do CEP é mais um indicador da qualidade, seriedade e maturidade da pesquisa na Toledo Prudente”, afirma o professor.

Todas as pesquisas que envolverem coleta de informações com seres humanos deverão ser apreciadas pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Desta forma, potencialmente ele atenderá todos os cursos. Por exemplo, uma pesquisa de Negócios, que investigue a opinião do consumidor sobre um determinado produto é uma pesquisa com seres humanos e depende de aprovação. Acredito que a disponibilidade do comitê amplie esse horizonte de pesquisa com seres humanos e todos os cursos.

O procedimento tem início com o cadastro do pesquisador na Plataforma Brasil. Via sistema, o CEP da Toledo Prudente receberá os protocolos de pesquisa de nossos pesquisadores e dará sequência à análise. Primeiro, por um parecerista. Depois, o projeto é analisado conjuntamente pelo colegiado, que é formado por sete doutores da instituição, mais um representante dos usuários, que foi eleito e indicado pelo Conselho Municipal de Saúde de Presidente Prudente.

O Comitê é composto por:

Prof. Dr. José Artur – Coordenador
   Prof. Dr. Sergio Tibiriçá Amaral
   Profa. Dra. Yara Pires Gonçalves
   Profa. Dra. Daysa Andrade
   Profa. Dra. Juliene Aglio Parrão
   Profa. Dra. Rosana Jurazeki
   Prof. Dr. Gilberto Notário Ligero (suplente)
   Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis
   Jair Panvechi (membro representante dos usuários, indicado pelo Conselho Municipal de Saúde)