Alunos de Arquitetura fazem estudo sobre a Vila Marcondes

24/10/2016

Cerca de 30 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente Centro Universitario visitaram na manhã deste sábado (22) a Vila Marcondes em Presidente Prudente. O projeto interdisciplinar visa explorar um trajeto do bairro, identificando aspectos como a acessibilidade, os usos e ocupação do solo, segregação socioespacial e os elementos visuais que compõem a imagem do bairro.

José Artur Gonçalves, professor da disciplina de Sociologia Urbana, conta que como resultado do projeto, os alunos irão propor intervenções para revitalização urbanística do bairro, valorizando seu rico patrimônio histórico e cultural, como edificações que datam das décadas de 1920, 1930 e 1940.

“Os alunos desenvolverão outras pesquisas bibliográficas e de campo, produzindo mapas cognitivos a partir da percepção dos moradores e usuários, bem como elaborarão o índice de caminhabilidade do trecho”, afirma Gonçalves.

Já a professora Julia Pereira, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente e responsável pela disciplina de Mobilidade Urbana, destaque a importância da atividade como diferencial pedagógico do curso.

“A possibilidade realização de atividades interdisciplinares possibilita aos alunos o entendimento da necessidade de relacionamento entre os conteúdos aprendidos durante o curso e que farão parte da vida do profissional arquiteto e urbanista depois de formado. Além disso, conhecer e explorar uma área tão rica como a Vila Marcondes e, proximidades fará com o aluno aprimore seu olhar para a diversidade de usos e formas de ocupação do espaço urbano”, comenta a coordenadora Julia.

Os resultados do projeto de aprendizagem serão apresentados ao Consórcio STHEM Brasil, como uma das atividades desenvolvidas pela Toledo Prudente na inovação de suas práticas pedagógicas.