Família, casamento e sexualidade é tema de seminário na Toledo

11/09/2015

Os alunos do segundo termo do curso de Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário fizeram as apresentações dos trabalhos desenvolvidos para a disciplina de Oficina sobre Famílias. Onze grupos apresentaram músicas que retratam os conceitos de família, casamento e sexualidade durante a história. 
 
Coordenada pelas professoras Silvia Manfrin e Juliene Aglio Parrão, a disciplina tem como principal objetivo promover uma reflexão dos problemas vivenciados na família, tendo como eixo os direitos das mulheres e das minorias à luz dos Direitos Humanos. 
 
A coordenadora do curso de Serviço Social da Toledo Prudente, Juliene Aglio Parrão, explica que os nove grupos começaram os trabalhos com a leitura de textos e em seguida houve debates e pesquisas. “Nas atividades os alunos tiveram que discutir sobre os processos de inclusão e exclusão, Direitos Humanos e convivência com diferentes”. 
 
 
Para Silvia Manfrin, a música traz muitas vezes uma mensagem incutida é repetida sem a devida reflexão. “Vulgaridade e culto ao corpo são, na maioria das vezes, características associadas às mulheres em canções”. Ainda de acordo com a docente, trabalhar essa temática com os alunos iniciantes faz parte do processo de desconstrução do senso comum e da criação de uma postura crítica que se é esperado do Assistente Social.