Coleta de Preços aponta elevação de 3,66% no preço das carnes

Em contrapartida, o grupo de bebidas apresentou deflação de 3% em relação ao mês anterior os produtos

18/06/2015

A Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário realizou a Coleta de Preços em 4 supermercados de Presidente Prudente no dia 09 de junho de 2015, sendo constatado um aumento de 0,72% nos preços em relação ao mês de maio. Em valores monetários, calculando a soma unitária de cada produto pesquisado, teremos a diferença de R$ 4,87 a mais em relação à pesquisa anterior, levando em consideração a exclusão de um item não encontrado nos supermercados nesta pesquisa.

O grupo que apresentou a maior alta nos preços foi o grupo de Carnes/Embutidos que apresentou uma elevação de 3,66%, com destaque para o Frango Congelado Kg, que teve alta de 24,40%.

O grupo Frios/Laticínios também apresentou um aumento de 1,93%. O produto que obteve maior alta neste grupo foi o Queijo mussarela (fatiado kg), que apresentou aumento de 14,11% no período. Seguindo a tendência, o grupo de Artigos de Limpeza apresentou uma alta de 1,62%.  Os produtos que mais contribuíram para esse resultado foram o Detergente Líquido Minuano 500 ml com 18,81% e o Bombril 8 unid. com 9,41%.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença entre o menor e o maior preço de alguns produtos, como por exemplo, o Arroz tipo 1 Tio João 5Kg com 31,47%, a Apresuntado Sadia (fatiado kg) com 39,84% e o Desinfetante Pinho Sol 500ml com 34,80%. Nesta pesquisa o Arroz tipo 1 Tio João 5Kg foi encontrado com menor preço de R$ 11,98 e o maior de R$ 15,75 já o Apresuntado Sadia (fatiado kg) foi encontrado com menor preço de R$ 12,80 e o maior R$ 17,90 e o Desinfetante Pinho Sol 500ml com o menor preço de R$ 2,96 e o maior de R$ 3,99.

Em contrapartida, o Grupo de Bebidas apresentou deflação de 3% em relação ao mês anterior os produtos que mais influenciaram nesta queda foram a Cerveja Itaipava Lata 350 ml com 9,76% e o Refrigerante Coca-Cola com 3,28%.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria, neste mês, R$ 737,89. Já se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 616,47 economizando assim 19,70 do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Prudente: Juliana Josiely G. Rodrigues, Bruno Fazioni Bocal, Gabriel Camargo de Souza, Stephanie Pereira Carvalho e Fernanda da Silva Pereira de Oliveira. Os trabalhos foram orientados pela professora Fernanda de Lima Bagli e pelo economista Walter K. Dallari.