Batata está 97% mais cara em Prudente, de acordo com IPT

Pesquisa realizada pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário mostrou que a cesta básica está custando R$ 448,30 apontando, uma expressiva inflação de 1,17 % no mês.

09/01/2015

A pesquisa realizada no dia 1 de Dezembro de 2014 constatou que o consumidor gastava R$ 443,11 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta nova pesquisa realizada pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário, realizada no dia 7 de Janeiro deste ano o custo da cesta básica é de R$ 448,30 apontando, portanto, uma expressiva inflação de 1,17 % no mês.

O grupo Artigos de Higiene Pessoal apresentou inflação de 3,21%. O produto com maior aumento foi a Papel higiênico (Pacote com 4unidade de 30m - fl simples) com alta de 10,85% em relação ao mês anterior.

O grupo Alimentos também apresentou inflação de 1,15%, com destaque para a Batata (Kg) com aumento de 97,14% e o Feijão carioquinha (1 kg) com aumento de 80,85% no período.

Em contrapartida, o grupo Artigos de Limpeza apresentou uma leve deflação de 1,24%. O produto com maior queda foi o Desinfetante (tipo pinho - 500ml) com baixa de 7,73%.

Alguns produtos apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, devido às promoções, variedades e disponibilidade de produtos nos estabelecimentos, como é o caso do Alho (kg) que foi encontrado pelo menor preço a R$ 5,80 em um estabelecimento e pelo maior preço a R$ 16,90 em outro estabelecimento, uma diferença de 191,38%, a Vinagre encontrado pelo menor preço a R$ 0,99 e pelo maior preço a R$ 1,99, portanto uma diferença de 101,01% e o Tomate (Kg) que foi encontrado pelo menor preço a R$ 1,99 em um estabelecimento e pelo maior preço a R$ 3,99 em outro estabelecimento, uma diferença de 100,50%.

O IPT (Índice de Preços Toledo) registra uma inflação 6,20% nos últimos 12 meses, número muito próximo do esperado para o IPCA no período.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 51%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 199,68. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 131,87 economizando assim o valor de R$ 67,81.

A pesquisa do IPT teve a participação dos alunos da Toledo Prudente: Bruno Fazioni Bocal, Gabriel Camargo de Souza, Jefferson Mateus de Freitas Brito, Juliana Josiely Gonçalves Rodrigues e Stephanie Pereira de Carvalho, sob a orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.