Coleta de Preços mostra aumento nos preços em Prudente

22/09/2014

A Empresa Júnior Toledo realizou a Coleta de Preços em 5 supermercados de Presidente Prudente no dia 08 setembro de 2014, sendo constatado um aumento de 0,53% nos preços em relação ao mês de agosto. Em valores monetários, calculando a soma unitária de cada produto pesquisado, teremos a diferença de R$ 3,43 a mais em relação à pesquisa anterior.

O grupo que impulsionou a alta de preços foi o de Carnes/Embutidos, com 4,89% de aumento na média do grupo. Os produtos que mais contribuíram para esse resultado foram o Frango Congelado Kg com 18,20% e carne Músculo Kg/Peça com 9,77% de aumento.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença entre o menor e o maior preço de alguns produtos, como por exemplo, Frango Resfriado Kg com diferenças de 52,74%, e o Amaciante Fofo Concentrado Tradicional 500ml, com 48,83%. Nesta pesquisa, o menor preço encontrado foi do Frango Resfriado de R$4,57 e R$ 6,98 como maior; e o Amaciante Fofo Concentrado Tradicional como menor preço R$ 4,69 e o maior R$ 6,98.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria, neste mês, R$ 725,05. Já se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 589,72, economizando assim 22,95% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Prudente Centro Universitário: Bárbara Piccinin Bossolani, Elaine Aparecida Alves Cardoso, Gabriel Camargo Souza, Gisele Pereira Lima dos Santos e Stephanie Pereira Carvalho. Sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.