4º termo de Gestão Financeira aprende a investir em ações

18/09/2014

Como forma de ensinar de maneira prática o funcionamento do mercado de ações, os alunos do 4º termo do curso de Gestão Financeira da Toledo Prudente Centro Universitário estão aprendendo a investir na Bolsa de Valores, por meio do simulador próprio. A atividade faz parte da disciplina Mercado de Capitais, ministrada pelo professor Gustavo Matsumoto.

Matsumoto afirma que o objetivo é mostrar ao aluno como investir no mercado de ações com técnicas de análise desenvolvidas na teoria e na prática.

“De maneira fictícia, cada grupo recebeu um montante de R$250 mil. Eles terão que tomar as decisões dentro e fora da sala de aula de como irão investir de acordo com estratégias que adotaram”, explica.

Segundo o professor, o simulador será dividido em duas etapas, sendo que ao final de cada etapa, os grupos irão apresentar um relatório explicando quais foram as principais decisões que eles tomaram antes de realizar o investimento.

“Os alunos poderão utilizar o conceito aprendido em sala de aula para avaliar alternativas de investimentos em renda variável, baseados em estratégias, bem como desenvolver um senso de análise financeira da própria empresa que trabalham ou administram”, comenta.

A competição começou no dia 9 de setembro e o último encontro acontecerá no dia 4 de novembro.

“Neste dia, iremos divulgar qual grupo teve a maior rentabilidade no período e daremos um prêmio ao grupo vencedor”, conta.

Vinícius Santana Bezerra, aluno do 4º termo de Gestão Financeira da Toledo Prudente, comenta que a disciplina faz com que eles atuem como acionistas.

“Nós já investimentos quatro vezes, os dois primeiros foram bons, mas os dois últimos não fecharam bem”, relembra.

Apesar da pouca experiência no mercado de ações, o aluno diz que já foi possível perceber que é preciso estudar todo o mercado antes de realizar qualquer investimento.