Toledo realiza mobilização em prol do autismo

Na quarta-feira (2),todos os alunos são incentivados a vestir uma peça de roupa da cor azul em razão da mobilização em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

31/03/2014

Com o objetivo de chamar a atenção da população em geral e também das autoridades, a Toledo Presidente Prudente mobilizará alunos, colaboradores e professores na próxima quarta-feira (2).

Neste dia, todos os alunos são incentivados a vestir uma peça de roupa da cor azul em razão da mobilização em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A ação acontece nas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo desde o ano de 2012.

O que é autismo?
A doença consiste num transtorno neurológico e sua incidência em crianças é maior do que os casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. Segundo a ONU, o autismo atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Por que utilizar a cor azul?
A síndrome afeta mais meninos do que meninas, sendo a proporção de quatro meninos para cada menina e por esse motivo, a cor azul é o símbolo do autismo.

“Tal mobilização faz com que as pessoas conheçam os sintomas da doença em pessoas próximas, quebrando ‘tabus’ e o preconceito e ainda, queremos que sejam criadas políticas públicas para o atendimento específico da pessoa com autismo”, afirma Wilson de Luces Fortes Machado, professor da Toledo.

Para a auxiliar de secretaria da Toledo, Celia Aparecida Evangelista Viotto, a iniciativa é válida.

“Nós todos temos diferenças e elas devem ser respeitadas e aceitas”, diz.

2 de abril - Além do uso da cor azul, as ações realizadas na Toledo em razão da mobilização em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo serão: no início das aulas do período da manhã e da noite, os pais das pessoas com autismo distribuirão panfletos explicativos sobre a doença e nas duas primeiras, os alunos do 5º e 7º de Serviço Social assistirão a um filme sobre a temática e após haverá debate do assunto entre os alunos e pais de pessoas com autismo.

Saiba mais - O Dia Mundial do Autismo, anualmente lembrado em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2007, para a conscientização acerca dessa questão.

No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre a doença.

Em 2011, o Brasil teve o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado de azul nos dias 1 e 2 de abril, além da Ponte Estaiada em São Paulo, os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde em Brasília], o Teatro Amazonas em Manaus], a torre da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, entre muitos outros.

Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também foram iluminados de azul para a data.