Coleta de Preços mostra queda de 0,64% em relação a outubro

17/11/2014

A Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário realizou a Coleta de Preços em 5 supermercados de Presidente Prudente no dia 7 e 10 de novembro de 2014, sendo constatado queda de 0,64% nos preços em relação ao mês de outubro. Em valores
monetários, calculando a soma unitária de cada produto
pesquisado, teremos a diferença de R$ 4,18 a menos em relação à pesquisa anterior.

O grupo que impulsionou a queda nos preços foi o grupo de Cereais/Mercearia que apresentou baixa de 1,85%. O Arroz
tipo 1 Tio João 5Kg foi o produto que mais influenciou  esta queda, apresentando 23,08% de deflação.

Seguindo a tendência, o grupo de Frios/Laticínios apresentou baixa de 1,72%.  Os produtos que mais contribuíram para esse resultado foram o Queijo mussarela (fatiado kg) com 9,11% e o Leite Integral Líder (caixa) com 7,91% de queda.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença entre o menor e o maior preço de alguns produtos, como por exemplo o Amaciante Fofo Tradicional Azul 2 litros, com 88,85%. Nesta pesquisa, o menor preço encontrado do Amaciante Fofo como menor preço foi de R$ 5,29 e o maior R$ 9,99.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria, neste mês, R$ 728,55. Já se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 566,30, economizando assim 28,65% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Prudente: Bruno Fazioni Bocal, Jefferson Mateus Freitas Brito e Stephanie Pereira Carvalho, sob orientação do Economista Walter Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Clique aqui e confira a pesquisa completa