Toledo envolverá alunos em competição tecnológica

Iniciativa possibilita produção dos robôs em sala de aula e a participação em uma disputa emocionante. A entrada no local é gratuita! Participe!

27/10/2014

Grupos de alunos do 2º termo do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente Centro Universitário integrarão o I Robô Game, no dia 29 de outubro, em Presidente Prudente.

Trata-se de uma competição tecnológica idealizada pela Toledo Prudente, que possibilita aos alunos a produção dos robôs em sala de aula e a participação em uma disputa emocionante. Cada grupo terá o seu robô, com um balão acoplado ao seu sistema. O objetivo é o estourar o balão do adversário, protegendo o da sua equipe. A entrada no local é gratuita! Participe!

“O equipamento tecnológico está sendo construído em sala de aula e faz parte da disciplina de Organização e Arquitetura de Computadores. Eles não seguem um padrão específico e por isso, cada grupo possui liberdade para inserir em qualquer parte do projeto, a sua bexiga e o material que fará estourar o balão do adversário, prevalecendo então a estratégia e a criatividade”, explica o professor Raphael Garcia.

O evento será realizado no dia 29 de outubro, às 19h, no Espaço Toledo e é aberto para alunos, ex-alunos, entusiastas da tecnologia e membros da comunidade com interesse na temática.

Para a realização do I Robô Game, a sala do 2º termo do curso de Sistemas de Informação foi dividida em cinco grupos, sendo eles Optimus, Slayer, Destroyer, Arduwinners e Road Runner. Cada equipe é formada por 3 a 4 alunos e que serão diferenciadas por suas cores.

O aluno Adriel Oliveira de Almeida, da equipe Destroyer explica que este projeto tem movimentado as aulas e feito as equipes se empenharem em adaptações que possibilitem maior segurança e um ataque de maior potencial para atingir o dispositivo do adversário e no mais, o objetivo final - a conquista da competição.

Novas metodologias – O evento é uma das realizações da Toledo Prudente Centro Universitário com a utilização de novas metodologias ativas de ensino.

No Robô Game, a metodologia Project Based Learning - PBL (Projeto Baseado em Projetos) foi adotada.

Mais - Por meio desta nova metodologia, os estudantes buscam respostas para questões complexas, e devem apresentar um produto final como resultado de suas pesquisas e produções.

“Enquanto planejam, organizam e executam os projetos, os alunos se deparam, na prática, com situações em que precisam trabalhar harmonicamente em grupo, lidar com opiniões diferentes, comunicar sua estratégia, defender seu ponto de vista e criticar aqueles métodos que não consideram ser adequados”, explica o professor Raphael Garcia.

Vencedores – As três equipes finalistas receberão medalhas. O grupo de alunos A equipe melhor colocada também receberá um troféu em nome da Toledo Prudente Centro Universitário.

Foto 1: Equipes da Toledo Prudente realizam os últimos ajustes nos robôs

Foto 2: Grupos que participarão do Robô Game reunidas com seus equipamentos tecnológicos