Faculdade Toledo oferece Inovação Acadêmica

05/08/2013

Durante o período noturno de 31 de julho e 1 de agosto, as Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo realizaram um Workshop de capacitação do corpo docente da instituição.

Desta vez, o tema central discutido com os gestores acadêmicos e professores foi ‘Inovação Acadêmica’, tema que vem sendo amplamente abordado durante  palestras, capacitações, projetos e outras ações na Toledo Presidente Prudente.

Participaram do Workshop, professores dos cursos de graduação da Toledo, além de membros do corpo administrativo e da direção.

Entre os assuntos abordados, “ Inovação Acadêmica: um desafio para o ensino superior brasileiro: O aluno e o professor do século XXI, Cenário e Perspectivas da Inovação Acadêmica e Relatos de Experiências da Toledo em metodologias ativas.

No primeiro encontro, a diretora acadêmica da Toledo apresentou o cenário da inovação acadêmica no Brasil e no mundo, demostrando as preocupações e políticas das instituições.

A coordenadora pedagógica da Toledo, Yara Pires Gonçalves deu continuidade apresentando aos participantes o quadro “Metodologias que favorecem a aprendizagem” a partir da pesquisa realizada com alunos e professores da Toledo, “Aluno e professor do século XXI”.

No encontro seguinte, o professor José Artur Teixeira Gonçalves apresentou as metodologias ativas, destacou as que já estão formalmente implantadas com avaliação de resultados na aprendizagem.

No último painel, professores contaram um pouco da experiência vivenciada em sala de aula com a aplicação de metodologias ativas acadêmica, como o caso do professor do curso de Direito, Mário Coimbra (foto 2).

“Quando ocorreu a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, eu estava lecionando para o 5º termo, foi quando propus uma atividade prática de estudo de caso do ocorrido para que os alunos instaurassem um inquérito policial, atuando como delegados no caso”, comenta.

A professora Maria Cecília Palácio Soares, que ministra aulas no curso de Ciências Contábeis, diz que o workshop serviu para nortear as ações acadêmicas para o 2º semestre, já que também pretende inovar em termos de método de ensino em suas aulas.

Na opinião de Andreia Almeida, que leciona no curso de Serviço Social, a programação apresentou soluções eficientes para a apresentação de conteúdos.“Com a ‘boom’ da tecnologia, é preciso utilizá-la e não isolá-la para obter melhores resultados acadêmicos. E é nesse sentido que pretendo trabalhar nos próximos semestres”, diz.

Para a diretora acadêmica da Toledo, Zelly Pennacchi Machado, a realização do II workshop é a concretização de uma das etapas do planejamento para a implantação da inovação acadêmica na Toledo e a melhoria dos resultados na relação ensino aprendizagem.

“Atendemos os principais objetivos da capacitação: Refletir, melhorar didática do professor, rever metodologias e modos de explicação, auto avaliação e planejamento. Entramos, agora em outra fase. Toda equipe de coordenadores, professores e apoios pedagógicos estão muito motivados”, comenta.

A programação de Inovação Acadêmica prossegue na próxima semana com reuniões realizadas em grupos com professores de cada curso, quando haverá a elaboração do Mapa Operacional de Aulas do 2º semestre.

Tal documento prevê a programação de cada elemento a ser abordado por todos os professores do curso, para que haja uma interação entre os conteúdos.