Coleta de Preços aponta deflação de 0,69%

19/07/2013

A Empresa Júnior Toledo realizou a Coleta de Preços em 5 supermercados de Presidente Prudente no dia 10 de Julho de 2013, sendo constatada uma deflação de apenas 0,69% em relação ao mês anterior. Em valores monetários, calculando a soma de unidade de cada produto pesquisado, teremos a diferença de somente R$ 4,22 em relação ao mês anterior.

O grupo de Matinais e Doces teve a maior queda, 3,82%. Os produtos que mais contribuíram para essa queda foram o Bombom Nestlé Especialidades 400g e o Café Itamaraty 500g (caixa) com baixas de 11,32 e 5,46% respectivamente.

Outro grupo que apresentou queda foi o de Enlatados e Condimentos, com baixa de 1,89%. O produto que mais contribuiu para esta baixa foi o Pomodoro 520g, com variação de 16,82% em relação ao mês anterior.

O grupo de Artigos de Higiene apresentou a maior alta, com aumento de 2,34%. O produto que mais contribuiu para esse aumento foi o Creme Dental c/ flúor + cálcio Sorriso 90g com elevação de preços de 17,86%.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como no caso do Presunto Sadia Cozido (fatiado) e Assolam (8 unid.) com variação de 102,02% e 67,42% respectivamente. Nesta pesquisa, o menor preço encontrado do Presunto Sadia Cozido (fatiado) foi de R$ 9,89 e o maior de R$ 19,98. Já o Assolam (8 Unid.), apresentou como menor preço R$ 0,89 e como maior R$ 1,49.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria, neste mês, R$ 682,63. Já se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 539,70, economizando assim 26,48% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Presidente Prudente: Bárbara Piccinin Bossolani, Bruno Fazioni Bocal, Fernanda de Lima Bagli, Jefferson Mateus de Brito, Mario Humberto Salvador Junior, Mayara Martins Bonfim, Valério Sampaio Balestrieiro, Yuri Gil Antonio Alfredo. Sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Clique aqui e acesse a pesquisa completa