Produtos natalinos têm alta de 6%

Grupo de Frutas Natalinas foi o que apresentou a maior alta nos preços de seus produtos, registrando 26,06% de aumento

16/12/2013

A Empresa Júnior Toledo realizou a Pesquisa de Preços de Produtos Natalinos em cinco supermercados e hipermercados de Presidente Prudente, no dia 11 de dezembro de 2013. Na pesquisa foi detectada uma alta de 6,05% em relação à pesquisa realizada no dia 11 de dezembro de 2012, valor muito próximo da inflação do período.

O grupo de Frutas Natalinas foi o que apresentou a maior alta nos preços de seus produtos, registrando 26,06% de aumento.  Os produtos que apresentaram maiores altas foram Ameixas secas sem caroço (Kg) e Amêndoas sem casca (Kg) tiveram aumento em seus preços de 51,88% e 52,48% respectivamente.

O grupo que apresentou a segunda maior alta nesta pesquisa foi o grupo de Enlatados com 11,12% de aumento, destacando a Figo em calda (mais barato) e Ameixa em Calda (mais barato) como produtos que mais contribuíram para esta alta, registrando elevação de 25,30% e 17,48% respectivamente.

O grupo dos Panetones teve alta de 1,44% e Bebidas 4,19%.

Em contrapartida houve deflação de preços no Grupo de Carnes e Congelados, com uma queda de 4,71%. Um dos produtos que mais contribuíram para esta queda foi o Peru Perdigão Kg com queda de 3,83%.

O grupo dos Chocolates apresentou queda de 2,20%.

A Empresa Júnior Toledo orienta os consumidores que pesquisem antes de realizar as compras, pois os mesmos produtos podem ser encontrados com até 52,43% de diferença de preços como no caso do Lombo Temperado (mais barato - Kg), sendo encontrado entre R$ 18,69 e R$ 28,49. Quando se trata de frutas natalinas a diferença fica ainda maior como no caso da Castanha de Caju que chega a 134,26%, sendo encontrada pelo menor preço a R$ 37,95 e pelo maior preço a R$ 88,90.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Presidente Prudente: Bárbara Piccinin Bossolani, Bruno Bocal, Daniele Colnago Macedo, Fernanda de Lima Bagli, Mario Humberto Salvador Junior, Mariana Thais Guarinão, Mayara Martins Bonfim, Valério Sampaio Balestrieiro, Yuri Gil Antonio Alfredo,  sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.