Consumidor Consciente realiza coleta de dados

Perfil do consumidor do quadrilátero central de Prudente será divulgado em meados de dezembro

29/10/2013

Na manhã deste sábado (26), alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Financeira e Marketing da Toledo Presidente Prudente, por meio do projeto Consumidor Consciente, deram orientações sobre os juros embutidos nos produtos.

Paulo Sérgio dos Santos foi um dos entrevistados durante a abordagem dos alunos. Ele afirma que prefere comprar a prazo.

“Minha única preocupação é com o tamanho da parcela. Se ela cabe no meu bolso, eu vou e compro, nem me lembro dos juros que estão embutidos”, comenta.

Santos expõe ainda que prefere comprar a prazo em razão da facilidade da compra.

Diferentemente dele, Camila Santos, também participou da pesquisa e comenta que só compra à vista.

“Eu não consigo me controlar, por esse motivo não posso ter um cartão que me permita fazer prestações!”, exclama Camila.

Madalena Conceição também respondeu ao questionário aplicado pelos alunos. “Eu prefiro pagar sempre à vista, busco sempre manter o controle nos gastos e quando não tenho o dinheiro total passo no crédito, mas direto pra fatura, não divido o valor”, diz.

Santos elogia a ação, porque ela serve para esclarecer as dúvidas.

“É muito importante o que os alunos estão fazendo, porque agora eu sei quanto de juros vem embutido em cada parcela”, assegura.

Maria Lúcia Ribeiro da Costa, coordenadora da pesquisa, Supervisora de Prática da Empresa Júnior Toledo, explica que o importante é a pessoa guardar um valor que dê para pagar o produto na íntegra ou pelo menos 50% dele.

“Conseguindo pagar pelo menos metade do produto, o ideal é dividir o restante em apenas 4 prestações e conversar com a empresa para tentar negociar o valor sem a inclusão de juros”, explana.

Além dos alunos, participaram da ação também os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis, Everson Juarez e de Administração, Emanuel Álvares Calvo.

Sobre – O Projeto Consumidor Consciente existe há 13 anos, porém desde 2008 é que os alunos realizam a pesquisa para traçar o perfil do consumidor do quadrilátero central de Presidente Prudente e hábitos dos consumidores quanto a forma de pagamento, utilização de cheque especial e financiamentos. De 2008 até 2013 foram entrevistadas aproximadamente 3 mil pessoas. O perfil do consumidor será divulgado em meados de dezembro.