Serviço Social inicia reuniões da Extensão

15/06/2012

Alunas do curso de Serviço Social da Toledo Presidente Prudente que fazem parte do Projeto de Extensão de Apoio à Gestão Pública fizeram nesta manhã (15), a primeira reunião na Toledo. O projeto é uma realização da Toledo com a prestação de serviço da Empresa Júnior Toledo (EJT) para a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com a presença da coordenadora do Projeto, Márcia Heloísa de Oliveira, que é professora do curso, as alunas puderam debater as demandas e a realidade de cada Núcleo ou CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) em que atuam.

Nestes polos, localizados em áreas diferentes de Prudente, elas realizam atividades relacionadas ao Bolsa da Família, no cadastramento, recadastramento no CadÚnico e prestação de informações referente ao Programa Federal.

“Hoje foi o primeiro encontro do grupo, quando cada uma pôde falar um pouco da realidade encontrada, as necessidades, dificuldades, além de obter esclarecimentos acerca dos atendimentos nos locais”, explica a aluna do 3º termo, Bruna Rodrigues.

Estudante do 5º termo, Jacqueline Tumitan Selmo acrescenta que em seu Núcleo, o Nochete, percebe que as pessoas são desprovidas de informação e esse tem sido o  maior entrave durante os atendimentos.

“Muitas pessoas recebem o benefício e não sabem nem o motivo pelo qual estão inseridas neste auxílio. E para o agravamento da situação, a falta de conhecimento faz muitas vezes com que estas pessoas percam o acesso ao Bolsa Família pela falta de recadastramento e outros”, diz.

As reuniões, segundo a professora Márcia Heloísa de Oliveira serão realizadas quinzenalmente na Toledo com objetivo de obter um feedback dos atendimentos e promover apoio às alunas que têm agora a possibilidade de vivenciar a realidade na prática durante os atendimentos.

“As estudantes conseguem não apenas aprender sobre a real situação dos bairros, mas acompanhá-las bem de perto e perceber os problemas sociais que rodeiam os bairros do nosso município”, conclui.