Cesta básica sofre queda no preço em Prudente

19/06/2012

A Empresa Júnior Toledo realizou a Coleta de Preços em 06 supermercados de Presidente Prudente no dia 11 de Junho 2012, sendo constatada uma queda de 0,63% em relação ao mês anterior.

O grupo Enlatados/Condimentos, apresentou a maior queda, 3,10%. Os produtos que mais contribuíram para esta queda foram o Catchup D’Ajuda 400g e a Ervilha Quero Lata 200g, que tiveram queda de 17,90% e 7,81% respectivamente.

O Grupo de Carnes/Embutidos apresentou queda de 1,89%. Os produtos que mais contribuíram para essa queda foram o Frango Resfriado Kg e a Linguiça Toscana Sadia Kg que tiveram queda de 7,50% e 5,74% respectivamente.

Em contrapartida houve aumento de preços no Grupo de Bebidas com uma alta 0,41%. Os produtos que mais contribuíram para essa alta foram a Cerveja Nova Schin Lata 350 ml e a Cerveja Skol Lata 269 ml com variação positiva de 6,39% e 6,23% respectivamente.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como no caso do Amaciante Fofo Tradicional Azul 2L e o Hamburguer Sadia 12 unid com variação de 86,25% e 82,80% respectivamente.

Nesta pesquisa, o menor preço encontrado do Amaciante Fofo Tradicional Azul 2L foi  de R$ 4,29 e o maior de R$ 7,99. Já o Hamburguer Sadia 12 unid, apresentou como menor preço R$ 5,99 e como maior R$ 10,95.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria, neste mês, R$ 640,05. Já se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$519,55, economizando assim 23,19% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Presidente Prudente: Luiz Felipe Aglio de Oliveira, Maria Luisa de Lima Pastorim, Mayara Martins Bonfim, Cleber Máximo da Silva, Rosana Pinheiro Goulart, Bruno Fazioni Bocal, Mário Humberto Salvador Júnior,Gabriel Ferraz de Oliveira, Raisa Fernanda de Oliveira Silva, Kaue Lourenção, Guilherme Oliveira, Lourival Botigelli Junior e Edson Gomes Marcondes, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Veja a pesquisa completa aqui