Toledo consternada com morte de Egresso

22/07/2011

É com profundo pesar que a Toledo de Presidente Prudente comunica o falecimento do seu antigo aluno e atual delegado de polícia Leonardo Mendonça Ribeiro Soares(turma de 2005), de 28 anos.

Dr. Leonardo morreu no exercício das funções, pois investigava, na noite de ontem (dia 21), em companhia de um escrivão, dois suspeitos numa estreita viela na Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo.  Tornou vítima de criminosos no cumprimento do dever.

No tempo em que foi aluno atuou como estagiário do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos e participou dos grupos de iniciação científica. Era um humanista e teve publicados artigos sobre direitos humanos no Brasil e no Exterior. Foi pioneiro entre os alunos da Toledo na participação do Congreso Internacional de Derechos Humanos, em Buenos Aires, promovido pela Universidade Madres de Plaza de Mayo.

Seu segundo sonho era ser professor na escola na qual se formou. Por isso havia pedido transferência para região. A expectativa é que retornasse ainda este ano. Fez várias palestras para os alunos do primeiro ano e chegou a ministrar algumas aulas de Direito Penal em Universidades da capital.

TRAGÉDIA - Leonardo trabalhava como plantonista do 98º Distrito Policial do Jardim Miriam,quando foi morto a tiros por volta das 21h30 de quinta-feira (21).
Soares e um escrivão retornavam para a delegacia pela avenida avenida Doutor Massau, no bairro Cidade Julia, quando suspeitaram de dois homens que correram para uma viela com a aproximação do carro.
Os dois começaram a perseguir os suspeitos pela viela e o delegado foi baleado na cabeça. Ele foi levado para um pronto-socorro em Diadema, cidade vizinha, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Equipes do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), GOE (Grupo de Operações Especiais) e policiais militares participam das buscas na região aos suspeitos.
Soares ingressou na Polícia Civil como delegado em 2009.

“Desde o segundo ano do curso, quando fiz estágio no 5º Distrito Policial tive a certeza que queria ser delegado de polícia estadual. Valeu a pena todos os esforços”

Leonardo– em entrevista para a assessoria da Toledo, após passar no concurso para delegado em 2008.

• O corpo será velado na tarde de hoje (22), às 16h00, no Velório Athia e o sepultamento ocorrerá amanhã (23), às 9h00 no Cemitério São João Batista.O Velório Athia está localizado na Rua Emílio Trevisan, 1020. Já o Cemitério , na Avenida José Bongiovani , ao lado do Hospital Regional