Em 2010, extensão da Toledo atendeu mais de 7mil

14/02/2011

Um levantamento da Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários (CEAC) mostrou que, no último ano, os projetos de extensão universitária da Toledo Presidente Prudente atenderam mais de 7mil pessoas em ações que envolvem desde atendimentos jurídicos e consultorias da Empresa Júnior Toledo (EJT), até cursos e eventos acadêmicos oferecidos.

De acordo com o responsável pela coordenadoria, José Artur Teixeira Gonçalves, tais ações dinamizam a relação entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a comunidade. “A extensão tem a missão de estabelecer uma relação de reciprocidade com a comunidade, permitindo que o saber científico produzido na instituição possa circular de forma mais ampla para o público externo, levando inovação às empresas e aos demais setores sociais, atendendo às demandas da sociedade. Para o aluno, a extensão é uma oportunidade de aprendizagem prática diante de problemas e questões concretas da realidade”, completa.

Para dar continuidade às atividades de extensão em 2011, a participação dos professores é vital, já que é partir da iniciativa deles que os projetos poderão entrar em vigor. “Para participar, os professores podem apresentar propostas de cursos de extensão, que podem ser feitas durante o ano todo, e projetos de extensão, para tanto temos um edital com chamadas de projetos até o dia 23 de fevereiro, que pode ser acessado aqui”, explica Gonçalves.

A tabela abaixo mostra a quantidade de envolvidos em cada um dos projetos realizados em 2010:

O levantamento da CEAC mostra que 131 professores e 468 alunos, bolsistas e não bolsistas, participaram diretamente dos atendimentos e orientações à comunidade: