Materiais escolares estão 15% mais caros

24/01/2011

A Empresa Júnior Toledo realizou no dia 14 de Janeiro de 2011 a pesquisa de preços de Material escolar em doze estabelecimentos de Presidente Prudente.

A pesquisa foi dividida em cinco grupos: Lápis/Canetas; Réguas; Cadernos; Cartolinas/Papéis e Diversos.

Em relação ao ano passado, a lista de material escolar apresentou uma alta de 15%, ficando acima do Índice oficial de inflação IPCA, que atingiu 5,9% no período.

O único grupo que teve queda nos preços foi o Grupo Réguas, apontando deflação de 11,4%. O grupo que obteve a maior alta foi o de Cadernos com 16,7%. O Bloco para fichário colorido Tilibra - 96 fls registrou o maior aumento do grupo, com 52,7%, sendo encontrado na pesquisa de 2010 pelo preço médio de R$ 4,23 e neste ano pelo preço de R$ 6,45.

Analisando item por item, nota-se grandes diferenças entre o maior e o menor preço praticado pelos estabelecimentos, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 653,56; porém se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 361,92, tendo uma economia de 80,58%

A exemplo disso, destacam-se os seguintes produtos: Caderno 10 matérias - No Stress (Capa Dura) 200 fls Capa 2011, sendo encontrado entre R$ 16,80 e R$ 25,15 com uma variação de 49,76% e  Lápis de cor c/ 12 cores Faber Castell- 10g (não tóxica), com preços entre R$9,80 e R$16,50 refletindo uma variação de 68,37%.

A economia pode ser ainda maior quando o consumidor opta por produtos que não estejam ligados a “personagens que estão na moda”.  As formas de pagamento e os descontos também variam bastante entre os estabelecimentos que procuram facilitar para o cliente que compra um volume maior de produtos. Portanto, vale a pena pesquisar e negociar.

Sobre - A pesquisa teve a participação dos alunos da área de Negócios, da Graduação e da Pós-Graduação da Toledo: Claudia Vieira do Nascimento, Maria Luisa de Lima Pastorim, Felipe José Ferreira Damaceno, Murilo Toledo Andrade de Oliveira, Caio Padovan Mello Rodrigues e Luis de Oliveira Coutinho Neto,  sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Clique aqui e confira a pesquisa completa.