Convênio com a Defensoria é firmado

Tal formalização ampliará o número de alunos do curso de Direito da Toledo que atuarão no atendimento ao público na Defensoria Pública da cidade

13/01/2011

Foi oficializado na manhã desta quinta-feira (13), um convênio da Toledo Presidente Prudente com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Tal formalização ampliará o número de alunos do curso de Direito da Toledo que atuarão no atendimento ao público na Defensoria Pública da cidade.

Presentes durante a cerimônia, o 3º Subdefensor público-geral, Luis Cesar Rossi Francisco, a assessora de convênios da Defensoria, Gislaine Calixto dos Santos e o coordenador regional da Defensoria, Matheus Assad João, que na ocasião foram recebidos pelo diretor geral da Toledo Presidente Prudente, Milton Pennacchi.

O subdefensor Luis Cesar Rossi Francisco explica que a parceria com instituições de ensino têm papel fundamental na ampliação do atendimento do órgão. “É importante ressaltarmos a intenção da abertura de novas unidades no Estado, além do reforço das já existentes, por meio da contratação de novos profissionais. Recentemente Presidente Prudente ganhou um novo defensor e hoje conta com 6 profissionais”, diz.

Para o coordenador da Defensoria em Prudente, Matheus Assad João, a intenção do órgão é de promover uma assistência judiciária gratuita, porém de qualidade aos cidadãos. “Por meio dos atendimentos, conseguimos promover a paz social, igualdade, liberdade, ditames do Estado de Direito, por meio de uma Faculdade que possui excelência, tradição e responsabilidade no ensino jurídico”, explica.

Prestigiaram o evento,  coordenador do curso de Direito da Toledo, Sérgio Tibiriçá Amaral, a coordenadora do curso de Serviço Social, Juliene Aglio de Oliveira, a diretora acadêmica Zelly Pennacchi Machado, a assessora da diretoria, Clarice Yoshioka, além de profissionais e estagiários que já atuam na Defensoria Pública em Prudente.

“A estrutura que será disponibilizada por meio deste convênio é o diferencial, pois teremos mais de 34 pessoas atendendo a demanda da cidade, em atendimentos individuais, fornecendo um serviço de acesso à justiça para a população”, explica Amaral.

A coordenadora do curso de Serviço Social da Toledo, Juliene Aglio de Oliveira esclarece que o convênio estabelecido com a Defensoria Pública além de ser um novo campo de estágio possibilita a realização de um trabalho interdisciplinar com o Direito na defesa e efetivação dos direitos sociais. “Além das diversas atribuições do assistente social na Defensoria destacamos a necessidade de criação dos núcleos de conciliação e mediação, com a participação de defensores públicos, assistentes sociais e psicólogos”, finaliza.