Aluno de ADM atua em empresa própria de Logística

10/01/2011

Gustavo Marques dos Santos (foto, sentado) é aluno do 7º termo do curso de Administração da Toledo Presidente Prudente. Desde o ano de 2008, quando ingressou na faculdade, começou a trabalhar no escritório de sua casa, quando já colocava em prática o plano de ter a sua própria empresa, a Vitalog - Assessoria e Logística Internacional Ltda.

“Com o passar do tempo, a idéia foi se fortalecendo e com isso fomos conquistando clientes não apenas em Presidente Prudente, mas também em outras regiões e por isso, houve a necessidade de termos uma sala própria e atualmente contamos com 3”, conta.

Santos relata que para aprender como tudo funcionava, durante suas férias da faculdade, ele ia até os aeroportos e complexos portuários intermodais. “Nestes locais tive a oportunidade de estagiar junto a alguns parceiros e acompanhar de perto todo o processo de importação e exportação de cargas”, diz.

Quando questionado sobre a maior dificuldade em dirigir uma empresa de logística, principalmente devido ao fato de ainda ocupar os bancos acadêmicos, ele é taxativo. “É difícil crescer neste mercado aqui em nossa região, pois os clientes têm uma visão equivocada de que precisamos estar próximos aos portos e aos aeroportos para realizar a entrega da mercadoria com segurança e eficiência”, completa.

Atualmente, o estudante de Administração da Toledo e empresário conta com três funcionários e juntos trabalham na administração de processos de importação e exportação, assessoria aduaneira, logística internacional e regimes aduaneiros especiais. “A maior parte de nossos clientes é da região e exportam seus produtos, como celas de montaria, peças para trator, sementes e outros para países como Peru, Colômbia, Estados Unidos, Itália e outros”, conclui.