Jornada de Cinema exibirá ‘A festa da menina morta’

01/09/2010

Dando continuidade à programação da Jornada Acadêmica de Cinema das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, será exibido no dia 22 de setembro, às 15h, ‘A festa da menina morta’.

O filme pretende demonstrar com clareza as manifestações sincréticas da religiosidade popular no Brasil amazônico sob ângulo da Ciência da Religião e das Ciências Sociais.

Após a exibição, haverá um debate com o professor da Toledo Presidente Prudente, Marivaldo Gouveia, com mediação do coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEPE) da IES, José Artur Teixeira Gonçalves.

“A programação tem objetivo de analisar a realidade brasileira, sua diversidade cultural e seus conflitos sociais. Ao final, haverá um debate com a participação dos telespectadores e professores da Toledo convidados para a discussão dos temas propostos”, enfatiza Gonçalves.

Assim como todas as sessões realizadas, a exibição de mais esta produção nacional é aberta para alunos da graduação, pós-graduação, ensino médio e toda a comunidade, cujos interessados em assistir a este filme devem fazer sua inscrição antecipadamente aqui.

Sinopse - Há 20 anos uma pequena população ribeirinha do alto Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho, que após o suicídio da mãe recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida. A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado. A festa cresceu indiferente à dor do irmão da menina morta, Tadeu. A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir e aguardar as "revelações" da menina, que através de Santinho se manifestam no ápice da cerimônia.

Fique por dentro das próximas exibições da Jornada Acadêmica de Cinema da Toledo Presidente Prudente. Em caso de interesse, a inscrição poderá ser feita mediante um clique no filme escolhido.

19/10 – Terra Vermelha

9/11 – O Pontal do Paranapanema