Egressos falam sobre experiência em Portugal

05/08/2010

Caíque Tomaz Leite da Silva e Beatriz Rigoleto Campoy concluíram a faculdade de Direito na Toledo Presidente Prudente no ano de 2009. Logo após o fim da graduação, ambos foram aprovados no curso de pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Eles acabam de chegar ao Brasil e, em recente visita às Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, falaram sobre a experiência da permanência em território português para integralizar o curso com carga horária de 120 horas.

Caíque elaborou um projeto que foi ratificado por dois catedráticos, sendo que o conselho cientifico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra deliberou, por unanimidade, que ele possui aptidões para defender o projeto em nível de doutorado, cujas aulas terão início no mês de setembro. Ele tornou-se o aluno mais jovem em 704 anos da  história da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra a ingressar num curso de doutorado daquela renomada instituição.

Beatriz também trouxe novidades em relação aos próximos passos de sua carreira acadêmica. Ela informa que também foi aprovada no projeto de mestrado em Economia na Universidade de Coimbra. “Não me contive com este resultado, mesmo sabendo que o ingresso no curso de Economia é bastante concorrido. Agora vou tentar obter resultados na área jurídica”, enfatiza.

Quando questionados sobre o período de adaptação em relação às mudanças sociais e culturais, eles concordam que existiram muitas dificuldades quanto à compreensão da linguagem local, principalmente nos primeiros dias. “A população local nos compreende bem, pois em Portugal existe a veiculação de muitas novelas que são produzidas no Brasil, o difícil é entendê-los, principalmente quando falam com uma certa rapidez”, explicam.

Sobre a validação do certificado do curso de pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no Brasil, no Ministério da Educação (MEC), Caíque explica que já estuda os meios para tal, visto que para isso, precisam encontrar uma universidade que ofereça uma grade similar no Brasil.

No ano de 2009, a Toledo Presidente Prudente aprovou três egressos para a Universidade de Coimbra, em Portugal: Caíque Tomaz Leite da Silva, Beatriz Rigoleto Campoy e Juliana Marrafon Linário Leal.

Na foto, Caíque e Beatriz (à frente), com amigos em Coimbra.