Defensoria Pública do MT aprova egressos da Toledo

Dos 25 aprovados no IV Concurso Público da Defensoria Pública do Mato Grosso, três são formados na Toledo Presidente Prudente

06/07/2010

Homologado na última quinta-feira (1º) o resultado final do IV Concurso Público para provimento de cargos de Defensor Público Substituto do Mato Grosso mostrou que, dos 25 aprovados, três se formaram na Faculdade de Direito da Toledo Presidente Prudente: Cristiano Bruno, Diogo  Madrid Horita e Adriano Camargo Patussi.

Segundo colocado na segunda fase do concurso, Madrid conta que a trajetória percorrida de sua formatura, em 2005, até a aprovação foi de esforço e dedicação. “Sempre nutri dentro de mim um inexplicável sentimento de justiça e inevitavelmente tive que cursar Direito. Desde o primeiro dia de aula já foquei meus estudos para o concurso público com dedicação total. Era aula dada, aula estudada e fichada com o resumo de doutrinas. Minha rotina era Faculdade no período da manhã, estágio à tarde – no Ministério Público do Estado de São Paulo – e estudo durante a noite”, relata.

Aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) logo que se formou o egresso, que tem ainda o título de Especialista em Direito Público, diz que chegou a estudar por 16 horas todos os dias, para diversos concursos e chegando até a última fase das provas para Delegado e Juiz no Estado de São Paulo, Juiz em Minas Gerais e Defensor Público no Mato Grosso.

Sobre a futura carreira, Madrid afirma que a “Defensoria Pública é uma instituição essencial à função jurisdicional, por meio da orientação jurídica e defesa dos necessitados, prestando um serviço de qualidade para os cidadãos que não têm recursos financeiros mínimos para sua subsistência. É uma missão de levar dignidade aos excluídos e atuar no dramático espetáculo da sobrevivência. Algo extremamente gratificante!”.

Entre muitas palavras de gratidão direcionadas à Toledo Presidente Prudente, o egresso pontua que a influência da Faculdade, que considera como sua segunda casa, foi fundamental para sua formação. “A conquista é pessoal, mas vitória é coletiva, com participação da família, dos amigos e da Toledo, pois de outra forma não seria possível. Para os que estão ou pretendem entrar na ‘vida de concurseiro’, muita disciplina, paciência, dedicação, abdicação, perseverança, garra, determinação e fé em Deus, que um dia chega! Além de atingirmos a excelência da técnica, devemos ser merecedores do cargo”, finaliza.

Concurso
O IV Concurso Público da Defensoria Pública do Mato Grosso teve início em outubro de 2009, e 3050 candidatos dos mais diversos estados do país se inscreveram. Um total de 428 foi aprovado para a segunda fase (escrita dissertativa) e, destes, apenas 165 se classificaram para a fase oral, de onde saíram os 25 aprovados.


*Foto: O diretor geral da Toledo Presidente Prudente, Milton Pennacchi, parabenizando Diogo  Madrid Horita por sua aprovação no IV Concurso Público da Defensoria Pública do Mato Grosso