Visitantes prestigiaram Encontro de Iniciação Científica

Evento contou com expositores vindos do Mato Grosso, Paraná, entre outras localidades

23/06/2010

Expositores de diversas localidades prestigiaram o VI Encontro Toledo de Iniciação Científica, que aconteceu ontem (20) até hoje (21) na Toledo. Seja como ouvintes ou como expositores, os participantes vieram até Presidente Prudente para integrar um dos mais importantes eventos de pesquisa em âmbito universitário.

Rodrigo Fenato apresentou o trabalho ‘Conscientização empresarial quanto a correta destinação de resíduos da confecção de bonés na cidade de Apucarana-PR’, sua cidade natal.

Durante a apresentação, ele falou sobre o objetivo da ação, que é uma parceria da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, Programa Universidade Sem Fronteiras e Extensão Tecnológica Empresarial.

“Tudo começou porque a nossa cidade é responsável por mais de 60% da produção de bonés no País e percebemos que as empresas cresciam juntamente com a demanda, porém, aumentam também os problemas em relação ao descarte de resíduos sólidos destas empresas, que chega a mais de mil toneladas por ano”, enfatiza.

Quando questionado sobre a sua participação no ETIC, ele explica que recebeu um folder do evento na faculdade e como o trabalho estava sendo concluído, resolveu inscrevê-lo no intuito de apresentá-lo à comunidade local. “Creio que é uma oportunidade importantíssima de apresentar os nossos resultados, já que , além da questão acadêmica, envolvemos também a responsabilidade ambiental, tema bastante discutido atualmente”, diz.

Karine Schianti é aluna do quarto ano do curso de Direito do Centro de Ensino Superior de Dracena (CESD). Seu trabalho aborda a questão do abandono afetivo da figura paternal, focada nas conseqüências para a figura humana. Enquanto fazia a apresentação, Karine tinha uma ouvinte bastante especial, sua mãe, Rosemary Schianti. “É a primeira vez que ela participa deste evento, que é bastante importante para seu crescimento intelectual e creio que como a proximidade dela com o tema proposto é amplo, por já ter vivenciado esta situação, isso lhe auxiliou e muito na elaboração do trabalho”, justifica.

Ao todo, foram mais de 290 trabalhos inscritos. Dentre eles, mais de 50 são de expositores vindos de Araçatuba (Unitoledo), Apucarana (FAP), Londrina (UEL e Unopar), Mato Grosso do Sul (UFMS, Uniderp e UFMT), Dracena (CESD e Fundec), entre outros.

Foto: Karine Schianti e a mãe Rosemary, após a apresentação de seu trabalho durante o ETIC