Jurista fará abertura solene do ETIC, segunda-feira (21)

18/06/2010

Na próxima segunda-feira (21), a partir das 19h, o juiz aposentado do Primeiro Tribunal de Alçada Civil de São Paulo e professor universitário, Sílvio de Salvo Venosa, ministrará a palestra "Arbitragem: presente e futuro", durante a sessão solene de abertura do Encontro Toledo de Iniciação Científica – ETIC.

De acordo com Venosa, que é autor de 14 obras na área de Direito Civil, o tema é abrangente e enfoca as possibilidades alternativas de soluções de contendas, sendo a arbitragem o ponto culminante.

“A Lei que introduziu a arbitragem no Brasil possibilitou que não mais fôssemos uma segunda categoria de contratantes na área internacional. Permite também que o homem comum se valha desse instituto. Importante meio de solução de controvérsias, ao lado da conciliação, mediação e negociação, permite que se relegue ao Poder Judiciário, tão assoberbado, apenas as lides que não podem ser decididas por árbitros”, explica.

Sobre o ETIC, ele conta que participa quase todos os meses de seminários, congressos e palestras em Universidades e outras instituições. “Como em toda ciência, esses encontros são fundamentais para a dinamização de novas idéias e discussão de novos e velhos temas”, reflete.

O Encontro tem início às 8h e acontece ainda na terça-feira (22), das 8h30 às 22h30. Farão parte da programação apresentações de trabalhos credenciados, mini-cursos e exposição de pôsteres.

Serviço – Interessados em assistir à palestra devem efetuar aqui a sua inscrição como ouvinte do ETIC, até o dia do evento e mediante pagamento de R$15. Mais informações podem ser obtidas ainda pelo telefone (18) 3901-4000.