Julgamento Simulado terá egresso como juiz

10/05/2010

A 15ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que terá equipe representando a Toledo Presidente Prudente pelo segundo ano consecutivo (veja a matéria), contará ainda com o egresso do curso de Direito, formado em 2009, Caíque Tomaz Leite da Silva (foto) como juiz.

Ele, que vive em Portugal desde janeiro – onde cursa pós-graduação em Direitos Humanos na Universidade de Coimbra e acaba inclusive de ser aprovado como o aluno mais jovem a entrar no programada de doutorado da mesma instituição (veja a matéria) – conta que está fazendo correção de pareceres (que corresponde a fase escrita da competição) de dez equipes que participam do evento.

Silva integrou a equipe que representou a Toledo Presidente Prudente em 2009 na mesma Competição e afirma que tradicionalmente alguns ex-competidores são convidados a formar a comissão julgadora, mas que para isso é preciso ter experiência em direito público e direito internacional. “Enviei meu currículo e depois respondi a umas perguntas – algumas pessoais, outras sobre Direito – e então recebi a confirmação de que fui selecionado”, completa.

Com poucos dias para segunda e última fase do evento, correspondente a defesa de cada equipe e que acontece entre os dias 23 e 28 de maio na cidade de Washington, no Estados Unidos, Silva diz que ainda não sabe se conseguirá participar, devido à distância e outros compromissos.

“Eu recebi a resposta do caso, com tudo o que é possível alegar baseado nas Cortes Interamericana, Européia e Internacional de Justiça. Portanto considero este trabalho como algo que irá me agregar muito conhecimento”, finaliza.