Equipe se prepara para competição internacional

Alunos e professor se empenham nos estudos para o evento que acontece entre os dias 23 e 28 de maio, em Washington

06/05/2010

Com os dias contados para embarcarem para Washington, D.C., nos Estados Unidos, a equipe da Toledo Presidente Prudente que participará da 15ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, está em ritmo acelerado de estudos.

Os alunos do 5º termo de Direito Janaina de Almeida Coimbra e Felipe do Prado Santos que, orientados pelo professor Mário Coimbra, representarão a Toledo Presidente Prudente no evento, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de maio, afirmam estarem ansiosos e empenhados nos estudos.

“Estamos nos preparando desde janeiro e agora é a reta final, um momento de concentração maior para a defesa oral que acontecerá em Washington perante juízes de diversos países”, relata Felipe.

Janaina completa dizendo trata-se de um desafio enorme, mas que a equipe está se preparando bem para enfrentá-lo.

Para o professor que orienta os alunos, o grande desafio são as diferenças em relação a legislação brasileira. “Para se adequar eles pesquisaram inúmeros casos julgados na América sobre liberdade de expressão e pensamento em crime de injúria, tema do caso hipotético elaborado pela comissão organizadora para a competição”, afirma. Coimbra completa dizendo que o coordenador e professor do curso de Direito Sérgio Tibiriçá Amaral é o grande idealizador dos estudos em Direito Humanos.

Como forma de incentivo, a Toledo Presidente Prudente oferece um auxílio de custo para a viagem.

Competição
Com o intuito de fomentar discussões acadêmicas sobre Direito Internacional, a Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos funciona como uma corte real e reúne estudantes das três Américas.

O evento acontece na American University Washington of Law, Washington, D.C., nos Estados Unidos, e dele participam apenas estudantes de faculdades convidadas.

A edição de 2009, da qual participaram os egressos Caíque Tomaz Leite da Silva e Daniel Colnago Rodrigues – que chegaram às oitavas de final – contou com a maior participação na história da competição, com 88 equipes de 35 países

Veja aqui a matéria publicada hoje (6) no jornal O Imparcial.