Alunos de SI participam de campeonato do Google

11/05/2010

Desde a última sexta-feira (7) acontece o Google Code Jam 2010, um campeonato mundial de programação promovido pelo Google que desafia programadores, profissionais ou acadêmicos, a resolverem uma série de algoritmos complexos em um período de tempo pré-determinado.

Cinco alunos do 3º termo do curso de Sistemas de Informação da Toledo Presidente Prudente participaram da primeira etapa da maratona de exercícios: Gilberto Sadao Otsuka, Adriano Massamithi Mizukoshi, Jéssica Patussi de Almeida, Rodrigo Costa Guimarães e Saymon Dalbem.

De acordo com a professora da disciplina de ‘Algoritmos’ e incentivadora da participação dos alunos, Melissa Marchiani Palone Zanatta, o objetivo é mostrar como funciona um campeonato em que eles tinham que interpretar o problema e enviar as respostas online. “Contamos ainda com o auxílio da professora Ana Paula Ambrosio Zanelato, que ministra a disciplina ‘Linguagens e Tecnologias de Programação’ a respeito da linguagem a ser utilizada nas respostas”, completa.

Para que os alunos pudessem tirar suas dúvidas referentes aos algoritmos propostos pelo campeonato, as professoras deram uma orientação no sábado (8), das 14h às 17h.

Classificada para a próxima etapa, a aluna Jéssica conta que a maior dificuldade foi a língua, já que os problemas que teriam que ser interpretados estavam todos em inglês. “Agora vou treinar resolvendo exercícios de edições anteriores, pois acredito que com treino é possível avançar e a falta de prática é um fator que dificulta continuar no campeonato”, diz.

Code Jam 2010
Mais de 10mil pessoas em todo o mundo estão participando do campeonato que irá distribuir US$25 mil entre os 25 finalistas.

Os finalistas enfrentarão, com participação presencial, o duelo final no dia 30 de julho, em Dublin, na Irlanda.