Senadora Marina Silva ministrou palestra na Toledo

Evento, organizado pelo Partido Verde, foi sediado na Faculdade e discutiu sustentabilidade

19/04/2010

Sob organização do Partido Verde (PV) de Presidente Prudente e sediada na Toledo Presidente Prudente devido à importância do tema e a representatividade da palestrante, o tema “Brasil Sustentável” foi abordado em palestra pela senadora e pré-candidata à Presidência da República Marina Silva (PV), no último sábado (17).

Mesmo com três horas e meia de atraso – em decorrência de um problema de saúde com a senadora – o evento reuniu cerca de 400 pessoas no Salão Nobre e teve sua programação alterada levando em conta tal acontecimento.

Por volta das 12h30, Marina Silva respondeu aos questionamentos dos jornalistas de veículos da região durante coletiva de imprensa organizada pelo PV. Em seguida a pré-candidata agradeceu a Toledo Presidente Prudente por sediar o evento e abriu a palestra falando sobre o que, para ela, é o desafio do século: cuidar dos recursos naturais sem prejudicar a busca por uma vida melhor e mais confortável.

“O crescimento sustentável pode e deve caminhar junto com o crescimento econômico. Desenvolvimento sustentável é a busca pelo desenvolvimento com a preservação dos recursos naturais, uma vez que o crescimento depende do meio ambiente”, afirma Silva que falou ainda sobre sustentabilidade social, econômica e política.

“Devemos buscar uma mudança de atitude junto com a população, caminhando de acordo com a opinião pública, em prol do crescimento com responsabilidade e ética. Isso requer conhecimento, tecnologia e engajamento. Precisamos poder tudo, desde que tenha sustentabilidade”, completa.

Marina Silva retratou ainda a importância de alianças intergeracionais – já que todos são responsáveis pelo futuro daqueles que ainda não nasceram – abordou temas como ética, igualdade social, busca por fontes alternativas de energia, lembrou fatos de sua carreira política, entre outros.

“Cada um tem sua responsabilidade, e esta deve ser regida pela ética. Sem ética não há como mudar. Falo da ética dos valores e não da ética da circunstância, que utilizamos apenas quando nos convém. Política para mim é a combinação de valores, serviço e dedicação. Eu sou coerente com os meus valores, mas respeito as diferentes opiniões”, ressalta a senadora.

Ao final, ela respondeu a questionamento da plateia e retirou-se do local, sempre cercada de pessoas cumprimentando-a e tirando fotos.