IPT revela queda da inflação no último mês

22/04/2010

No último mês, o Índice de Preços Toledo registrou uma inflação de 0,04%, muito próxima a zero. A pesquisa realizada no dia 15 de março constatou que o consumidor gastava R$ 336,70 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta pesquisa, realizada no dia 15 de abril, este valor chegou à marca de R$ 336,82.

A maior alta ocorreu no grupo de Alimentos, registrando alta de 1,29%.

Os produtos que mais contribuíram para esta alta foram feijão carioquinha 1Kg, batata (Kg) e farinha de trigo (Kg), com elevações em seus preços de 53,12%, 38,22% e 20,46%, respectivamente.

A contínua e expressiva alta do feijão é gerada pela chegada do produto da nova safra, que têm preços maiores que os estoques antigos, pois além de ser um produto com melhor aparência é mais fácil de cozinhar  e portanto o preferido dos consumidores, que aceitam pagar mais pelo produto novo.

Uma das variáveis que explica o aumento da farinha de trigo é a queda na produção argentina, principal fornecedor do Brasil, influenciando  diretamente o preço da farinha de trigo para os consumidores brasileiros.

Já o aumento no preço da batata inglesa foi decorrente do excesso de chuvas entre janeiro e março, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. As fortes chuvas que caíram, principalmente, em Minas Gerais, prejudicaram a produção de batata. Como a oferta do produto ficou pequena para venda, os preços acabaram sendo reajustados para o consumidor de maneira bastante expressiva.

Em contrapartida, o grupo de Higiene Pessoal apresentou a maior queda, registrando 6,87%. Shampoo 340-350ml e creme dental 90g foram os produtos que mais contribuíram para esta redução de preços, com queda de 19,16% e 16,16% respectivamente.

O grupo de Artigos de Limpeza também apresentou queda de 2,59% nesta pesquisa. Os produtos que mais contribuíram para esta redução foram o sabão em pó (kg) e o sabão em barra (5 un. 200g), com baixas em seus preços de 7,24% e 5,57% respectivamente.

Alguns produtos apresentaram uma significativa diferença de preços entre os estabelecimentos pesquisados, como no caso da lingüiça Fresca (Kg), com preços que variaram de R$ 3,49 a R$ 6,20, registrando uma variação de 77,65%, e água sanitária (1L), com variação de 60,61%, cujos preços variaram de R$0,99 a R$1,59.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 36%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria R$146,74. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto o total gasto seria de R$107,58, economizando assim R$39,16.

O IPT acumula uma alta de 8,99% nos últimos 12 meses.

A pesquisa teve a participação dos alunos Camila Souto Screpanti, Edinaldo Vieira de Souza, Fernanda de Lima Bagli, Gustavo Marques dos Santos, Gustavo Silva Ferreira, Luis de Oliveira Coutinho Neto, Maria Luisa de Lima Pastorim, Mário Humberto Salvador Junior, Murilo Mazarelli Casadei e Willian Hugo Corrêa dos Santos, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Veja aqui a tabela.