Toledo tem melhor aprovação do estado na segunda fase

Faculdade de Direito teve o melhor índice de São Paulo na segunda fase do Exame da OAB 2009/02, no geral ficou em sétimo lugar

30/03/2010

Divulgado no site do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o balanço feito pela entidade sobre o exame 2009/2 mostra que a Toledo Presidente Prudente foi a faculdade de Direito do estado de São Paulo que mais aprovou na segunda fase. Agrupando as duas etapas da prova, é a sétima colocada no estado.

Somente oito instituições, em um universo de 129 – que tiveram mais de cinco inscritos – alcançaram desempenho superior a 50% de acertos na prova, em São Paulo.

Neste exame, a média de aprovação estadual foi de 18,77% e a regional 21,49%. Sem considerar o desempenho da Toledo Presidente Prudente a região passaria a ter um aproveitamento de 14,15%.

De acordo com o professor da disciplina de Prática Penal, Cláudio José Palma Sanchez (foto), esse resultado é uma consequência do ensino diferenciado oferecido pela faculdade. “Um exemplo disso são as aulas práticas, que na Toledo têm início no  3º termo, sendo que na grande maioria das faculdades isso só acontece no 7º ou 9º termo”, afirma.

Sobre a preparação para os Exames da OAB o professor conta que são organizados cursos de extensão  para  atualização e revisões de conteúdo, que acontecem em horário extra e são opcionais.

“Além disso, o diferencial do ensino da Toledo Presidente Prudente pode ser notado por meio do Escritório Jurídico da Toledo (EJT) e do Juizado Especial Cível (JEC), que formam o Núcleo de Prática Jurídica. Esse contexto influencia no mercado regional, onde notamos um grande percentual de profissionais formados na Toledo atuando como juízes, promotores ou ocupando outros cargos altos”, completa Sanchez.

Resultados
O Selo OAB Recomenda é conferido, pelo Conselho Federal da OAB, aos melhores cursos jurídicos do Brasil dos quais a Toledo Presidente Prudente faz parte por ter recebido duas vezes consecutivas (2004 / 2007).

No início desse ano, Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de mais 50 vagas para o curso de Direito da Toledo Presidente Prudente. Apesar da grande oferta de cursos na região, a Comissão Nacional de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), apoiou  o aumento de vagas devido aos resultados positivos do curso.

Veja os dez primeiros colocados na classificação estadual do Exame 2009/2 da OAB.

 

Veja abaixo o posicionamento estadual das Instituições de Ensino Superior da região.

Clique aqui e veja o desempenho, divulgado pelo Conselho Federal da OAB, de todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil.