Toledo e Universidad de Salamanca firmam convênio

Na tarde da última segunda-feira (15), o diretor geral Milton Pennacchi assinou o documento que formaliza a parceria entre as instituições.

16/03/2010

A fim de promover intercâmbio de professores e alunos, pesquisas conjuntas, participações em seminários e reuniões científicas, troca de informações de publicações científicas e de matérias de interesse para ambas as instituições, programas de orientação acadêmica, entre outros, a Toledo Presidente Prudente e a Universidad de Salamanca, na Espanha, formalizaram na tarde de ontem (15) a assinatura de um convênio.

O contato e a comunicação entre as instituições vêm sendo feito, desde 2008, pelo egresso do curso de Direito da Toledo Presidente Prudente Fábio Ferreira Morong, que há três anos cursa doutorado na Universidad de Salamanca.

Morong trouxe ao Brasil o documento que já havia sido assinado pelo reitor espanhol Daniel Hernández Ruipérez, para que fosse autenticado pelo diretor geral da Toledo, Milton Pennacchi.

“A Toledo é uma das melhores Instituições de Ensino Superior do país e possui toda uma estrutura que lhe permite competir no exterior. A Universidade de Salamanca possui um acervo cultural e histórico indescritível na esfera mundial. A formalização dessa relação entre as instituições é uma prova de que a Toledo está preparada para estabelecer uma cooperação, numa base recíproca, interagindo em novos conhecimentos culturais, acadêmicos, profissionais, linguísticos, etc”, afirma o doutorando.

De acordo com a diretora acadêmica da Toledo Presidente Prudente, Zely Pennacchi Machado, desde 2007 a Faculdade trabalha em prol da internacionalização e intercâmbio do seu ensino, por meio do Programa Toledo no Mundo.  “A direção já visitou algumas instituições em outros países e incentiva a troca de experiências culturais, sociais e acadêmicas entre nossos alunos e acadêmicos de outras nacionalidades”, pontua.

Tradição
Fundada em 1218, pelo rei Afonso X, a Universidad de Salamanca é uma das mais antigas da Europa , sendo a primeira instituição européia a adquirir o título de universidade.

Atualmente, mais de 30 mil alunos estudam nessa que é uma das instituições universitárias mais prestigiadas da Europa e que atrai acadêmicos do mundo todo.