Novo profissional assume Núcleo de Pesquisa

31/03/2010

Desde o início desta semana, o Núcleo de Estudos  e Pesquisas (NEPE) da Toledo Presidente Prudente têm um novo coordenador  de pesquisas:  o professor José Artur Teixeira Gonçalves. Ele assume a função que até então era desempenhada pela professora Gilmara Pesquero Mohr Funes.

Gonçalves formou-se em 1995 em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde também concluiu seu  doutorado  em  fevereiro de 2006. Ele conta que leciona há mais de 11 anos e desde fevereiro deste ano ministra aulas de Sociologia e Filosofia nos cursos de Direito e Serviço Social da Toledo Presidente Prudente.

“Recebi o convite para assumir o NEPE e para mim, foi uma alegria imensa, porém, também considero como sendo um grande desafio profissional e acadêmico”, diz.

O professor conta que apesar do pouco tempo de atuação dentro do departamento, já esquematiza e organiza as próximas ações. “Em breve teremos o Encontro Toledo de Iniciação Científica (ETIC), portanto estamos em contato direto com os coordenadores do curso, além da diretoria, para que viabilizemos ações que agreguem como sempre o valor acadêmico aos participantes e ouvintes durante o evento”, enfatiza.

Questionado sobre a importância da pesquisa no dia-a-dia do estudante, Gonçalves ressalta que é um dos mais importantes núcleos acadêmicos. “Não podemos pensar na graduação sem a pesquisa, por isso ressalto a importância de haver grupos de discussão, apresentação e produção de artigos, além de outros materiais que complementem as atividades acadêmicas”, explica.

Perfil – José Artur Teixeira Gonçalves tem experiência em cursos de pós-graduação lato sensu e graduação em Presidente Prudente, Presidente Epitácio e em Nova Andradina (MS).

Por 10 anos foi professor de metodologia da pesquisa científica e atualmente mantêm um blog nessa área  (www.metodologiadapesquisa.blogspot.com), recebendo até 500 visitantes por dia. É autor de capítulos de livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior (Espanha, México e Colômbia).

Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos de Religiões Alternativas de Origem Oriental (Ceral), da PUC de São Paulo, onde participa de projeto sobre a inserção do Budismo no Brasil, com pesquisa em Presidente Prudente.

Sobre o NEPE – É um departamento da Toledo Presidente Prudente que tem como objetivo desenvolver a capacidade de investigação científica docente e/ou do discente, contribuindo com o ensino e a extensão na geração de conhecimentos, aprofundando conhecimento dos problemas nacionais, com ênfase nas necessidades locais e regionais.

O telefone para contato é o (18) 3901-4004 ou ainda nepe@toledoprudente.edu.br