Melhor Idade tem aula de Ginástica Cerebral

24/02/2010

O projeto de extensão Toledo Aberta a Melhor Idade oferece para o ano letivo de 2010 uma novidade: a Ginástica Cerebral – atividades com o intuito de estimular as funções do cérebro, que são orientadas pela psicóloga especialista em Avaliação Neuropsicológica e em Reabilitação Neuropsicológica pela USP (Universidade de São Paulo), Patrícia Fernandes Ferrari (foto).

Na primeira aula, ocorrida ontem (23), as alunas fizeram um cartaz com figuras representando suas expectativas quanto ao trabalho que será feito. No próximo encontro elas passarão por uma avaliação e somente depois serão iniciadas as atividades da Ginástica Cerebral em si.

De acordo com a psicóloga, nos encontros será trabalhado memória, atenção e raciocínio. “É um trabalho de reabilitação e prevenção de déficit de memória, atenção, concentração, raciocínio, linguagem e coordenação motora, feito por meio de jogos e atividades escritas”, explica.

Ferrari completa afirmando que este tipo de trabalho pode ser feito em pessoas de todas as idades, “pois serve para conhecimento de possível demência ou depressão e é também importante na prevenção das mesmas”.

Para Maria da Glória Duarte Lima, que está no projeto há um ano e meio, o mais importante é a prevenção a possíveis doenças neurológicas. “Já estamos com certa idade e por isso é importante ativar a mente contra o cansaço”, relata.

As aulas acontecem a cada 15 dias, sempre às terças-feiras de manhã, na Toledo Presidente Prudente.

Melhor Idade
O projeto Toledo Aberta a Melhor, que existe desde 2003, é voltado a pessoas com mais de 45 anos e oferece ainda aulas de dança, informática, ioga, espanhol, atualidades, alongamento, ginástica e relações interpessoais. Mais informações aqui ou pelo telefone (18) 3901-4000.