IPT aponta deflação nos supermercados de PP

Pesquisa da Empresa Júnior Toledo registra, no período de 6 de janeiro a 2 de fevereiro, queda de 0,33% no preço da cesta básica.

08/02/2010

No último mês, o Índice de Preços Toledo - IPT registrou uma deflação de 0,33%. A pesquisa realizada no dia 6 de janeiro constatou que o consumidor gastava R$ 307,81 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta pesquisa realizada no dia 2 de fevereiro, este valor chegou à marca de R$ 306,80.

A maior queda ocorreu no grupo de Artigos de Limpeza, registrando 6,30%.

Os produtos que mais contribuíram para esta queda foram desinfetante tipo pinho 500ml e sabão em pó 1Kg, com reduções em seus preços de 13,58% e 5,38%, respectivamente.

O grupo de Alimentos apresentou a segunda maior queda, registrando 0,55%. Ovos brancos dúzia com queda de 28,13% e frango resfriado inteiro Kg com diminuição de 14,83% em seus preços, foram os produtos que mais contribuíram para baixa dos preços no grupo.

Acompanhando a tendência de baixa nos preços, destacamos o Óleo de Soja 900ml com redução de 11,63%.

Em contrapartida, o grupo de Higiene Pessoal apresentou alta de 5,35% nesta pesquisa. Os produtos que contribuíram para este aumento foram o papel higiênico quatro unidades – 30m, com elevação de 28,51%, e o creme dental 90g com alta de 10,81%.

Vale ressaltar que o açúcar Cristal 5Kg sofreu aumento de 25,92% em um mês, alta expressiva acompanhando aumento do preço do etanol no mercado interno e ainda refletindo a desvalorização do real que aumenta o valor recebido pelos exportadores do produto, que repassam esse aumento também para o produto no mercado interno.

Alguns produtos apresentaram uma significativa diferença de preços entre os estabelecimentos pesquisados, como no caso da margarina 500g, com preços que variaram de R$ 1,09 a R$ 2,99, registrando uma variação de 174,31%, e absorvente aderente 8 unidades, com variação de 156,94%, cujos preços variaram de R$0,72 a R$1,85.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 52%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 144,64. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 94,97, economizando assim R$ 49,67.

O IPT acumula uma queda de 1,50% nos últimos 12 meses.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Edinaldo Vieira de Souza, Fernanda de Lima Bagli, Gabriela Carbonera Santos, Luciana de Lima, Maria Luisa de Lima Pastorim e Mário Humberto Salvador Junior, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Veja aqui a tabela.