Em Prudente, produtos de natal estão mais caros

Pesquisa da Empresa Júnior Toledo revela que o grupo de bebidas foi o maior responsável pela alta de 4,22% em relação aos preços de 2009

15/12/2010

A Empresa Júnior Toledo realizou a Pesquisa de Preços de Produtos Natalinos nos oito maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente, nos dias 09 e 10 de dezembro de 2010. Na pesquisa foi detectada uma alta de 4,22% em relação à pesquisa realizada em 14 de dezembro de 2009.

O grupo de Bebidas, foi o que apresentou a maior alta nos preços de seus produtos, registrando 9,31% de aumento. Whisky Natu Nobilis e Whisky Old Eight Special Reserve tiveram aumento em seus preços de 26,16% e 20,43% respectivamente. Neste mesmo grupo, com exceção da Cerveja Nova Schin Lata, que teve queda de 2,28% em seu preço, todas as outras cervejas apresentaram alta entre 3,74% e 18,18%.

O grupo que apresentou a segunda maior alta nesta pesquisa de produtos Natalinos,foi o grupo de Carnes/Congelados com  6,97% de aumento, destacando Lombo temperado (mais barato) e Ave Chester Perdigão como produtos que mais contribuíram para esta alta, registrando elevação  de 32,89% e 23,24% respectivamente. O aumento nos preços da carne ocorre devido a menor oferta de bovinos, o que acaba gerando maior procura por produtos substitutos como aves e suínos em efeito dominó, elevando os preços de todo o grupo.

A Empresa Júnior Toledo orienta os consumidores que pesquisem antes de realizar as compras, pois os mesmos produtos podem ser encontrados com até 85,03% de diferença de preços  como no caso do Panetone Frutas Visconti, sendo encontrado entre R$8,75 e R$16,19. Quando se trata de frutas natalinas a diferença fica ainda maior como no caso da Castanha do Pará que chega a 347%, sendo encontrada pelo menor preço a R$10,49 e pelo maior preço a R$ 46,96.

A pesquisa teve a participação dos alunos dos cursos de Administração de Empresas, Sistemas de Informação e Tecnólogo em Gestão Financeira da Toledo Presidente Prudente: Bruna Costa, Edinaldo Vieira de Souza, Maria Luisa de Lima Pastorim e Mario Humberto Salvador Junior sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Fotos (capa e matéria) divulgação: O grupo dos Panetones teve alta de 4,20% e o grupo dos Enlatados teve  alta de 2,89%. O único grupo que teve queda foi de Chocolates, 6,69% no geral.

Clique aqui para acessar a pesquisa completa de natal realizada pela Empresa Júnior Toledo (EJT).