Questão fundiária foi debatida na Toledo

10/11/2010

Aconteceu na tarde de ontem (9) a última exibição da Jornada Acadêmica de Cinema da Toledo Presidente Prudente, com o documentário ‘O Pontal do Paranapanema’ (imagem).

A sessão contou com a presença de egressos, alunos e membros da comunidade em geral, que puderam acompanhar histórias que se passam em uma região onde os conflitos de terra já duram mais de um século.

Após a exibição do documentário, houve um debate sobre a questão fundiária com as alunas do curso de Serviço Social da Toledo, Isamara Menezes Rodrigues e Jéssica Karoline Medeiros Silva, que abordaram em sua monografia, que foi produzida juntamente com as alunas Graziele Puci Stringuetta, Maísa Roberta Gonçalves e Sandra Regina Sakamoto Tolosa, a questão dos conflitos fundiários e o movimento dos sem terra na região de Presidente Prudente.

Capacitar discentes para a discussão de temas pertinentes às áreas de ensino por meio do cinema, ampliando sua capacidade crítica de forma a relacionar a teoria acadêmica com a situação prática apresentada no filme é um dos objetivos da Jornada Acadêmica de Cinema da Toledo Presidente Prudente.

2010 – A Jornada Acadêmica de Cinema teve início no mês de agosto e exibiu os filmes e documentários ‘Abril Despedaçado’, ‘A Festa da Menina Morta’, ‘Terra Vermelha’ e ‘O Pontal do Paranapanema’ na Toledo Presidente Prudente.