Estudantes integraram júri simulado sobre caso Bruno

03/11/2010

Na última sexta-feira (29), a Faculdade de Direito da Toledo Presidente Prudente promoveu um júri simulado sobre o caso do ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes, acusado de ter matado Eliza Samudio, com quem manteve um relacionamento extraconjugal.

Durante o evento, alunos do 2º termo matutino do curso de Direito foram divididos em dois grupos – um responsável pela acusação e outro que defendeu o acusado da prática dos crimes que lhe foram atribuídos. O júri popular foi formado por sete alunos de Ensino Médio da Escola Estadual Comendador Tannel Abbud. Além disso, houve a presença do juiz de Direito Rodrigo Antonio Franzini Tanamati, coordenando o júri.

O resultado desta simulação absolveu o ex-goleiro Bruno por quatro votos a três. De acordo com o professor organizador da simulação, Cláudio José Palma Sanches, tal decisão estimula um debate atual sobre a mídia e sua importância em casos de grande repercussão. “A questão maior é a ausência da prova de materialidade, ou seja, do corpo. Tal situação gera dúvida e poderá gerar injustiças. A questão ainda é muito recente para sabermos qual será o desfecho”, reflete.

Ainda de acordo com o professor, a atividade tem como objetivo estimular a retórica e principalmente a arte do convencimento e os alunos foram muito bem no desenvolvimento das teses. “Tal exercício é realizado na Toledo Presidente Prudente há aproximadamente sete anos e a cada ano temos um caso diferente e novos argumentos são explorados pelos alunos. A presença de um juiz de Direito na coordenação do júri aproxima a atividade simulada da real”, completa.

Para a aluna Maria Eduarda Lopes Coelho de Vilela, que atuou como promotora no júri simulado, o exercício foi muito produtivo para colocar em prática aquilo que é visto em sala de aula. “A turma toda se empenhou, não somente quem falou. Tivemos a oportunidade de ver como funciona um júri e a presença do juiz deu um caráter ainda mais real. Além disso, o juiz a todo o momento parava e nos explicava como é a forma correta de agir durante um julgamento”, afirma.

O júri simulado do 2º termo noturno acontece na próxima terça-feira (9), a partir das 19h, no Salão Nobre e abordará o mesmo caso. O evento é aberto a alunos de todos os termos e comunidade em geral. Alunos devem se inscrever aqui.

Desaparecimento
O ex-goleiro Bruno, do Flamengo, é considerado suspeito pela polícia pelo desaparecimento de Eliza Samudio, de 25 anos, com quem manteve um relacionamento extraconjugal. A jovem está desaparecida desde 4 de junho, quando deixou o Rio de Janeiro e foi para o sítio do atleta, no município de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Eliza viajou para o local com o filho de quatro meses, que seria fruto da relação com Bruno. O jogador, no entanto, não concordava em assumir a paternidade da criança. A jovem teria ido ao sítio do atleta para tentar chegar a um acordo sobre a briga na Justiça a respeito do reconhecimento do filho. No dia 24 de junho, a polícia recebeu denúncias de que uma mulher havia sido espancada e morta no sítio.

Neste mês, a Justiça começará a ouvir os acusados.