Professores comemoraram seu dia na Toledo

18/10/2010

Em comemoração ao Dia dos Professores, na última quinta (14) e sexta-feira (15) a Toledo Presidente Prudente promoveu, em parceria com a Editora Saraiva, coffee breaks na sala dos professores nos intervalos dos períodos da manhã e da noite.

O evento, que já faz parte da agenda da Instituição de Ensino Superior, tem como o objetivo, além de homenagear, promover a integração entre professores de todos os cursos, uma vez que a comemoração acaba se tornando um momento de descontração e diversão.

Para o professor e coordenador do NEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas) José Artur Teixeira Gonçalves, que participou dos encontros, “é muito gratificante poder comemorar o Dia dos Professores juntamente com a direção, coordenadores de cursos e colegas professores em uma confraternização como a que nos foi oferecida. Além de proporcionar o convívio e integração com colegas que às vezes não vemos no dia a dia, foi uma forma de demonstração carinhosa da instituição e do respeito que nutre pelos seus professores.”

Data
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Dom Pedro I assinou o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. O decreto impunha que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". E falava ainda sobre descentralização do ensino, salário dos professores, matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima, caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.