IPT revela inflação de 6,06% em Prudente

06/10/2010

No último mês, o Índice de Preço Toledo (IPT) registrou uma inflação de 6,06%. A pesquisa realizada nos dias 1º e 2 de setembro constatou que o consumidor gastava R$ 308,84 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta pesquisa, realizada no dia 1º de outubro, este valor chegou à marca de R$ 327,56.

A maior alta ocorreu no grupo de Alimentos, registrando elevação de 9,01%.

Os produtos que mais contribuíram para esta alta foram a batata (kg) e o feijão Carioquinha (1kg), com elevações em seus preços de 94,35% e 92,98%, respectivamente. O feijão sofreu grave redução na produção, pois devido ao governo não ter comprado o excesso da safra passada os produtores resolveram produzir menos para não terem prejuízo, além da frustração da safra por problemas climáticos, o que resultou em menor oferta do produto.

Seguindo em direção contraria, o grupo de Higiene Pessoal apresentou uma queda, registrando deflação de 6,76%. Os produtos que mais contribuíram com a redução foram o papel higiênico (4 un. 30m.), com queda de 22,53%, e o creme dental (90 g), com queda de 6,53% em seus preços.

O grupo de Artigos de Limpeza apresentou uma deflação de 0,67% nesta pesquisa. Os produtos que mais contribuíram para esta redução foram o desinfetante (tipo pinho 500ml), com queda de 5,69%, e o sabão em pó (1kg), com queda de 3,75%.

Alguns produtos apresentaram uma significativa diferença de preços entre os locais pesquisados, como no caso da margarina (500g), com variação de 191,01% e cujos preços se encontram entre R$ 0,89 a 2,59. E o tomate (Kg),  sendo encontrado entre R$ 0,78 a R$1,99, uma variação de 155,13%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 39%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 149,02. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 106,98, economizando, assim, R$ 42,04.

O IPT acumula uma alta de 10,07% nos últimos 12 meses.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Edinaldo Vieira de Souza, Jacqueline Alessandra Bratifisch, Luis de Oliveira Coutinho Neto, Maria Luisa de Lima Pastorim e Mário Humberto Salvador Junior, Murilo Toledo Andrade de Oliveira sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Veja aqui a tabela.