Escravidão indígena é tema de Jornada
Programação é gratuita e contará com debate sobre o assunto envolvendo professores da Toledo Presidente Prudente
14/10/2010
Dando continuidade à programação da Jornada Acadêmica de Cinema das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, será exibido no dia 19 de outubro, a partir das 15h, ‘Terra vermelha’, que tem a direção de Marco Bechis.
O filme retrata a história de um grupo de índios Guarani-Kaiowá, que vive em uma fazenda trabalhando em condições de escravidão e ganham alguns trocados para posarem de atração turística. Eles decidem reivindicar a devolução das terras de seus ancestrais e começa um grande conflito com os fazendeiros.
Após a exibição, haverá um debate com os professores da Toledo Presidente Prudente, Fernando Batistuzo e Juliene Aglio de Oliveira, com mediação do coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEPE) da IES, José Artur Teixeira Gonçalves.
“Esta história vai colocar em pauta o debate dos direitos originários dos povos indígenas na perspectiva dos Direitos Humanos, enfocando conflitos étnicos e fundiários no Centro-Oeste.”, enfatiza Gonçalves.
Jornada Acadêmica de Cinema - Assim como todas as sessões realizadas, a exibição de mais esta produção nacional é aberta para alunos da graduação, pós-graduação, ensino médio e toda a comunidade, cujos interessados em assistir a este filme devem fazer sua inscrição aqui.
Foto: divulgação
Leia também:

TRADIÇÃO E QUALIDADE