Egresso atua no Ministério Público do Piauí

Danilo Carlos Ramos Henriques formou-se em 2003 na Toledo e atualmente integra o Ministério Público na região nordeste do País

26/10/2010

Danilo Carlos Ramos Henriques formou-se em 2003 no curso Direito na Toledo Presidente Prudente. Desde então, atuou como advogado na região de Presidente Prudente, onde trabalhava com causas cíveis e também criminais. Em março de 2008, foi aprovado em um concurso público que selecionaria alguns profissionais para desempenhar a função de promotor de justiça do Estado do Piauí.
 
No dia 30 de maio ocorreu a cerimônia onde o egresso tomou posse na capital do Estado, Teresina. Em entrevista concedida para a assessoria de imprensa das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, o promotor falou sobre seu período de adaptação, bem como as dificuldades que encontrou no início de sua empreitada na região nordeste do País.
 
“Minha adaptação foi rápida, mas certamente deparei-me com algumas dificuldades. Os amigos que fiz em Teresina me ajudaram bastante, especialmente aqueles que foram aprovados no mesmo concurso, uma vez que 90% vieram de outros Estados, sendo dois paulistas, um de Santos e o outro de São Bernardo do Campo”, explica.

Neste ano, o egresso foi convidado e então passou a integrar a Associação Piauiense do Ministério Público, onde desempenha a função de tesoureiro. “Isso me auxiliou ainda mais em minha adaptação, pois foi uma maneira a mais de conhecer e me inteirar nas questões institucionais. Além disso, isso facilitou a troca de experiências com outras pessoas que também atuam no órgão”, diz.

Apesar de estar morando há mais de 2,5 mil quilômetros de sua cidade natal, Presidente Prudente, Henriques informa que seus pais continuam residindo no interior paulista e que sempre que vê uma oportunidade, volta para revê-los. “A distância não me afastou dos entes queridos, pois boa parte dos 60 dias de férias anuais que possuo, passo em Presidente Prudente, além de outras visitas que faço nos finais de semana prolongados e também no período de recesso no MP/PI”, conclui.

Foto: O egresso Danilo Carlos Ramos Henriques  (esquerda) com o Procurador geral de Justiça, Augusto Cézar de Andrade.