Educação Inclusiva foi abordada em Simpósio

18/10/2010

Foi realizado na noite da última quinta-feira (14), o I Seminário de Educação Inclusiva nas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo.
O evento reuniu profissionais envolvidos com a educação inclusiva em Presidente Prudente, promovendo uma discussão sobre o tema, sendo este atualmente um dos maiores desafios do atual sistema educacional.

A atividade foi realizada no Anfiteatro Cupertino pelos alunos do 6º termo do curso de Serviço Social, sob a supervisão dos professores Luci Martins Volpato, Audiston Maciel e Marcia Heloisa de Oliveira e serviu como produto de avaliação das disciplinas de Oficina de Educação, Psicologia e Instrumentais e Metodologias  para o Trabalho Social, ministradas respectivamente por eles em sala de aula.

Para a coordenadora do curso de Serviço Social da Toledo, Juliene Aglio de Oliveira, a educação inclusiva é resultado de muitas discussões, estudos teóricos e práticas que tiveram a participação e o apoio de organizações de pessoas com deficiência e educadores, no Brasil e no mundo. “É também fruto de um contexto histórico em que se resgata a Educação como lugar do exercício da cidadania e da garantia de direitos”, explicou.

A aluna do 6º termo, Carolina Benício Santana disse que apesar de ter sido um desafio, o resultado superou as expectativas dos alunos. “Procuramos reunir conhecimentos das três disciplinas para serem debatidas neste evento. Creio que todos nós ganhamos muito em relação a conhecimentos sobre como organizar um evento, além dos específicos sobre a educação inclusiva em nossa região, enfatizou.

Prestigiaram o evento, que também contou com a apresentação cultural do Grupo Unipode (União de Pessoas com deficiência), a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Presidente Prudente, Jussara Oliveto Miralha, o vereador Douglas Kato Pauluzi, a pesquisadora Renata Maria Coimbra Libório e a assistente social da Secretaria Municipal de Educação, Irani Rezende.