Alunos integraram Consumidor Consciente em PP

25/10/2010

No último sábado (23), dia do encerramento da Semana do Freguês de Presidente Prudente, alunos dos 4º termos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Gestão Financeira da Toledo Presidente Prudente participaram do Consumidor Consciente – um projeto de extensão que a Instituição de Ensino Superior mantém desde 2003.

A iniciativa, que é coordenada pelo professor Julio Cesar Barrios e tem parceria com a Empresa Júnior Toledo (EJT), visa a orientação dos consumidores que fazem compras neste período que é o terceiro com maior movimento nas lojas da cidade, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães. Informações sobre taxas de juros, compras a prazo, investimento, orçamento familiar e taxas embutidas em financiamento foram fornecidas à comunidade pelos estudantes no stand montado no Calçadão. Além disso, foi aplicada uma pesquisa que revelará o perfil do consumidor da Semana do Freguês.

Presente no stand, o consumidor Antônio Carlos afirma que ações como esta precisam ser feitas. “É interessante para nós consumidores, pois nos dá uma visão diferenciada. Às vezes compramos algo achando que tem desconto e na verdade não tem. Essa orientação serve para abrir nossos olhos. Pude esclarecer muitas dúvidas e assim fica mais atento”, completa.

Já para o aluno de Administração que integrou a ação, Leonardo Nogueira, foi uma oportunidade de colocar em prática aquilo que é visto em sala de aula. “Além disso, pudemos aplicar a pesquisa que mede o perfil do consumidor dessa semana e saber o que a população diz sobre a promoção. Muitas vezes o consumidor não tem ideia de quanto paga de juros em compras parceladas e nós pudemos ajudá-los em relação a isso”, diz.