Alunos da Toledo atuarão como conciliadores

22/10/2010

Terá início no próximo mês, sendo realizada de 29 de novembro a 3 de dezembro, a 4ª edição da Semana de Conciliação em Presidente Prudente.

A ação, que acontecerá no Centro de Eventos de Presidente Prudente, espera reduzir o número de processos ajuizados no Fórum Trabalhista de Presidente Prudente e será realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região e contará ainda com o apoio da Toledo Presidente Prudente.

Durante este período, estima-se que mais de 750 casos sejam colocados em pauta na tentativa de uma conciliação, com a participação de cerca de 20 alunos da Toledo Presidente Prudente, que serão supervisionados por juízes do trabalho. O edital contendo a forma como o aluno poderá participar, será publicado na próxima semana no Toledo Portal Universitário.

Além disso, para que os alunos atuem na tentativa da conciliação, eles receberão um curso, que será certificado pelos órgãos competentes.

O evento contará com a participação diretor do Fórum Trabalhista de Prudente, José Roberto Dantas Oliva, que é professor dos cursos de graduação e de pós-graduação em Direito da Toledo Presidente Prudente.

“O norte desta conciliação é ampla, mas garantista. Com isso, embora se deseje conciliar o maior numero de processos possível, devem ser feitos acordos legítimos e não acordos fraudulentos para quaisquer das partes”, explica Oliva.

Ele ainda ressalta que para os alunos, a experiência é bastante rica, embora estes estudantes já tenham um contato prático na Toledo (foto), assistindo audiências realizadas no Núcleo de Prática Jurídica da IES. “Será uma oportunidade ímpar que eles terão na participação efetiva das conciliações, que contarão com a supervisão dos juízes em Presidente Prudente”, explica.

A decisão em relação ao agendamento do evento se consolidou na manhã de ontem (21), quando Oliva participou de uma reunião com o vice-presidente judicial do TRT, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella.