Primeiro passo para convênio com Salamanca é dado

08/01/2010

A Universidad de Salamanca, na Espanha, acaba de aprovar um protocolo de intenções para cooperação internacional entre a mesma e a Toledo Presidente Prudente.

O contato e a comunicação entre as instituições vêm sendo feito pelo egresso do curso de Direito da Toledo Presidente Prudente Fábio Ferreira Morong, que desde 2007 cursa doutorado na Universidad de Salamanca.

De acordo com Morong, o convênio propõe atividades como intercâmbio de professores e alunos, pesquisa conjunta, participação em seminários e reuniões científicas, troca de informação de publicações científicas e de ensino, troca de matérias de interesse para ambas as instituições, programas de orientação acadêmica, entre outros.

“A próxima fase é a assinatura do convênio propriamente dito, cujos procedimentos burocráticos foram retardados em razão de eleições para reitor da universidade e respectivas alterações de cargos nas comissões internas. Acredito que no fim da próxima semana já tenha o convênio firmado pelo novo reitor e a nova vice-reitora da Comissão de Relações Internacionais”, afirma Morong.

Ele diz ainda que na primeira semana do mês de fevereiro virá ao Brasil e pretende trazer em mãos à diretora acadêmica da Toledo Presidente Prudente, Zely Fernanda de Toledo Pennacchi Machado, o documento oficial do convênio já efetivado e algumas propostas de conferências, palestras e intercâmbios.

Segundo Zely, desde 2007 a Toledo Presidente Prudente trabalha em prol da internacionalização e intercâmbio do seu ensino, por meio do Programa Toledo no Mundo.  “A direção já visitou algumas instituições em outros países e incentiva a troca de experiências culturais, sociais e acadêmicas entre nossos alunos e acadêmicos de outras nacionalidades”, pontua.

Tradição

Fundada em 1218, pelo rei Afonso X, a Universidad de Salamanca é uma das mais antigas da Europa , sendo a primeira instituição européia a adquirir o título de universidade.

Atualmente, mais de 30 mil alunos estudam nessa que é uma das instituições universitárias mais prestigiadas da Europa e que atrai acadêmicos do mundo todo.

* Foto: Fábio Ferreira Morong e a Rainha Sofía.