Pesquisa da EJT revela alta no material escolar

26/01/2010

A Empresa Júnior Toledo (EJT) realizou nos dias 14 e 15 de janeiro de 2010 a pesquisa de preços de material escolar em 11 estabelecimentos de Presidente Prudente.

A pesquisa foi dividida em cinco grupos: Lápis/Canetas; Réguas; Cadernos; Cartolinas/Papéis e Diversos.

Em relação ao ano passado, a lista de material escolar, no geral, apresentou uma alta de 3,74%, ficando abaixo do Índice oficial de inflação IPCA, que atingiu 4,31% no período.

Assim como em 2009, nenhum dos grupos obteve queda nos preços. O grupo que obteve a maior alta foi o de Diversos com 15,46%. O Plástico adesivo “Contact” metro (transparente) registrou o maior aumento do grupo, com 50,59%,  sendo encontrado na pesquisa de 2009 pelo preço médio de R$ 2,54 e neste ano pelo preço de R$ 3,82.

Analisando item por item, nota-se grandes diferenças entre o maior e o menor preço praticado pelos estabelecimentos, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 620,23; porém se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 412,20, uma economia de 50%.

A exemplo disso, destacam-se os seguintes produtos: Papel Cartão branco, podendo ser encontrado entre R$ 0,50 e R$ 1,10, com uma variação de 120%, e a Cola em Bastão Pritt - 10g (não tóxica), com preços entre R$3,15 e R$5,20, refletindo uma variação de 65,08%.

A economia pode ser ainda maior quando o consumidor opta por produtos que não estejam ligados a “personagens que estão na moda”.  As formas de pagamento e os descontos também variam bastante entre os estabelecimentos que procuram facilitar para o cliente que compra um volume maior de produtos. Portanto, vale a pena pesquisar e negociar.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Tecnólogo em Gestão Financeira: Edinaldo Vieira de Souza, Fernanda de Lima Bagli, Gabriela Carbonera Santos, Maria Luisa de Lima Pastorim, Mário Humberto Salvador Jr e Luciana de Lima, sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Veja aqui a tabela.